A Ford apresentou nesta terça-feira (3) a mais recente adição à sua gama de veículos eléctricos – o novo Puma Gen-E 100% eléctrico -, equipando pela primeira vez o best-seller europeu da marca com emissões zero.
O Puma Gen-E eléctrico está equipado com um único motor eléctrico montado no eixo dianteiro, que produz 166 cv e 290 Nm de binário, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos. O motor é alimentado por uma bateria de 43 kWh, possibilitando uma autonomia de até 376 km e de até 523 km em ciclos urbanos.
De acordo com o site AutoGear, e segundo informações da Ford, a bateria do Puma Gen-E pode ser carregada num carregador rápido CC de 100 kW, de 10% a 80% em cerca de 23 minutos.
Concebido para a vida urbana e para famílias jovens, o Puma Gen-E oferece ainda mais eficiência de espaço, resultante de uma unidade de tracção eléctrica compacta. O inovador espaço de arrumação MegaBox do Puma foi alargado para se tornar numa GigaBox, acomodando até 574 litros de espaço para bagagem com os bancos traseiros na sua posição normal, mais do que alguns SUV de maiores dimensões podem oferecer.
À frente, uma bagageira de 43 litros aproveita o espaço deixado vazio pelo motor a gasolina, tornando-a ideal para guardar acessórios que precisam de estar mais acessíveis quando o porta-bagagens traseiro está cheio.
“O Puma representa uma história de sucesso inegável, um modelo apreciado pelo seu design e características desportivas, combinado com um carácter prático único e uma capacidade de bagageira líder na sua classe”, afirmou Jon Williams, gerente geral da Ford Blue.
Visualmente, o mais pequeno SUV eléctrico da Ford apresenta um novo pára-choques dianteiro com uma grelha fechada e entradas de ar mais elegantes, inspiradas no Mustang Mach-E, bem como rodas de liga leve exclusivas e um spoiler traseiro ligeiramente ajustado.
No interior, não há muitas diferenças em relação ao Puma “normal”, mantendo-se o painel de instrumentos digital de 12,8 polegadas e o ecrã do sistema de infoentretenimento de 12”.
A versão 100% eléctrica, por outro lado, está equipada com uma consola central elevada, com um novo compartimento de arrumação que aproveita o espaço normalmente ocupado pela caixa de velocidades.
Construído na moderna fábrica Otosan da Ford em Craiova, na Roménia, utilizando unidades de tracção eléctrica produzidas nas instalações da Ford em Halewood, no Reino Unido, o Puma Gen-E representa mais um passo na estratégia de electrificação da Ford.
A marca anunciou também que o Puma Gen-E já está disponível para encomenda, estando as primeiras entregas previstas para 2025.