Aproxima-se o Natal e com este a previsão de gastos adicionais, dado que todos gostamos de encher a árvore de Natal de presentes para oferecer.
Para que o impacto destas datas nas finanças das famílias seja o mais reduzido possível, pode pôr-se em prática alguns dos métodos de poupança existentes e que se têm revelado eficazes se forem levados à risca.
Método 50-30-20
Esta técnica consiste em dividir o seu rendimento mensal em três categorias de despesas: 50% são dedicados a necessidades primárias, como habitação ou alimentação, 30% a gastos supérfluos e os restantes 20% a poupanças para o futuro. Com esta separação, tem-se um maior controlo sobre as despesas e também se poupa uma boa quantia por mês.
Pré-poupança
É tão simples como reservar, no início do mês, assim que recebe o seu salário, uma parte do dinheiro numa conta à ordem, na qual não pode mexer. Para que este método seja eficaz, é necessário definir um objectivo realista, ou seja, reservar um montante adequado para a poupança e deixar o suficiente para poder viver e fazer face às despesas.
Método do envelope
Para poupar seguindo esta regra, só precisa de envelopes de cores diferentes. Nestes, coloca o dinheiro para as despesas por categoria (comida, contas…) ou por tempo (semana 1, semana 2…), e só pode gastar o dinheiro em cada um dos envelopes para o destino a que se reserva. Desta forma, controla melhor o dinheiro que gasta.
Método dos 30 dias
Este método consiste em, no primeiro dia do mês, poupar por exemplo 10 meticais, no segundo dia 20 meticais, no terceiro dia 30 meticais e assim sucessivamente até ao último dia. Desta forma, é possível poupar um bom valor até ao final do mês.
Fonte: Notícias ao Minuto