O Google Cloud, divisão de serviços em nuvem da Google, anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento do Veo, um modelo de Inteligência Artificial (IA) para a criação de vídeos a partir de textos ou imagens, que já está disponível numa versão prévia no Vertex AI.
Além disso, a empresa expandiu a disponibilidade do modelo Imagen 3, que gera imagens fotorrealistas a partir de texto, agora acessível globalmente a todos os utilizadores.
O Veo destaca-se por ser o primeiro modelo de IA de um grande fornecedor de serviços na nuvem a permitir a transformação de imagens em vídeos. Oferece uma solução para as empresas criarem vídeos realistas, com movimentos consistentes de pessoas, objectos e animais, utilizando tanto imagens como entrada quanto descrições de texto. Esta inovação promete acelerar a produção de conteúdos visuais e reduzir os custos operacionais.
Além disso, o Veo permite que os utilizadores criem vídeos a partir de uma imagem e de um texto, o que amplia as opções de personalização. Ao gerar vídeos que seguem o estilo visual da imagem fornecida, o modelo permite um maior controlo sobre o produto final.
De acordo com o site Época Negócios, este modelo junta-se a 160 outros já disponíveis na Vertex AI, a plataforma de aprendizagem de máquina da Google Cloud.
Ao mesmo tempo, o modelo Imagen 3, anteriormente limitado a uma lista de permissões, está agora disponível para todos os clientes do Google Cloud. Centrado na geração de imagens de alta qualidade a partir de texto, o Imagen 3 foi melhorado para reduzir os artefactos visuais, garantindo resultados mais refinados e fotorrealistas em comparação com as versões anteriores.