A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou que o Governo disponibilizou 173 milhões de meticais (2,6 milhões de dólares) para a electrificação do posto administrativo do Save, na província de Manica, no Centro do País, que beneficiará cerca de duas mil pessoas na região.
De acordo com a Lusa, o projecto foi financiado pelo Governo e executado pela EDM, com apoio do Fundo Nacional de Energia (FUNAE). A iniciativa incluiu a construção de 60 quilómetros de linha de média tensão (33KV) a partir da sede distrital de Machaze, além de 15 quilómetros de rede de baixa tensão.
“O projecto contemplou a instalação de sete postos de transformação (PT) de 100 KVA cada, permitindo a ligação de 1750 novos consumidores e a montagem de 250 candeeiros de iluminação pública”, informou a EDM em comunicado.
Este investimento insere-se no esforço nacional de expansão da electrificação. No terceiro trimestre, Moçambique ultrapassou a meta de 200 mil novas ligações domiciliárias à rede eléctrica, alcançando cerca de 202 mil ligações, o que representa 101% do plano previsto para o período de Julho a Setembro.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, em discurso no dia 2 de Maio, já havia reafirmado o compromisso de concluir a electrificação de todas as sedes de postos administrativos até Dezembro de 2024. O objectivo é garantir que dez milhões de moçambicanos tenham acesso à electricidade pela primeira vez, no âmbito do programa “Energia para Todos”.
Segundo o Executivo, essa meta dará continuidade ao progresso iniciado no século passado, quando todas as sedes distritais do País foram electrificadas, consolidando o esforço de inclusão energética em Moçambique.