O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou, nesta terça-feira, 3 de Dezembro, o primeiro inquérito sobre as expectativas de inflação referentes ao mês de Novembro e aos próximos três meses. O documento está aberto à participação de instituições empresariais, agentes económicos e ao público em geral, com prazo para envio até ao próximo dia 10.
De acordo com uma publicação do Jornal de Angola, o objectivo principal do inquérito é aprimorar as ferramentas de análise do BNA sobre o comportamento das principais variáveis macroeconómicas do país. A medida visa, ainda, incorporar as expectativas dos agentes económicos no modelo de previsão da instituição. Segundo o banco, o foco é entender melhor as projecções de inflação e outros indicadores-chave da economia.
No contexto do projecto de desenvolvimento de indicadores das expectativas do mercado, o questionário não se limita apenas à inflação. Para além desta, serão também avaliadas as expectativas relativas à taxa de câmbio e ao crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB). “O objectivo é melhorar os seus instrumentos de análise do comportamento das principais variáveis macroeconómicas”, sublinha o documento.
Segundo o BNA, a recolha desta informação permitirá uma previsão mais precisa do comportamento da economia, contribuindo para orientar as decisões políticas e as estratégias económicas. Os contributos enviados pelos participantes serão fundamentais para ajustar o modelo de previsão da instituição.
Este inquérito é mais um passo da entidade bancária no sentido de promover um ambiente económico mais transparente e dinâmico. Pretende também reforçar a relação entre as instituições financeiras e os agentes económicos no processo de análise das tendências económicas.