A Montepuez Ruby Mining (MRM) e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) renovaram o acordo de parceria para apoiar o Parque Nacional das Quirimbas (PNQ) por mais três anos (2025-2027).
De acordo com um comunicado da MRM, para além da renovação do acordo, a empresa vai aumentar a sua contribuição anual de 50 mil dólares (cerca de 3,1 milhões de meticais) para 70 milhões de dólares (4,4 milhões de meticais).
Esta contribuição adicional irá melhorar a implementação e execução de actividades relacionadas com a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades que residem na zona tampão do PNQ, localizada na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.
O objectivo do acordo é revitalizar e criar clubes ambientais nas escolas do Posto Administrativo de Namanhumbir, com um currículo a ser fornecido pelo PNQ. Este acordo ajudará a apoiar as iniciativas de subsistência do PNQ nas comunidades, a sensibilizar para os benefícios da coexistência entre as pessoas e a vida selvagem e a apoiar a luta contra a caça furtiva.
De 2018 a 2024, a MRM concedeu um financiamento de 22,3 milhões de meticais (350 mil dólares) para apoiar o PNQ e financiar projectos que ajudam as comunidades vizinhas. Entre os projectos apoiados destacam-se iniciativas de agricultura comunitária, como a plantação de árvores em parceria com clubes ambientais escolares, bem como o fornecimento de água potável. O financiamento atribuído para apoiar a logística do parque inclui o pagamento de salários, equipamento para os guardas florestais e outras necessidades quotidianas.
O PNQ estende-se por uma área total de 7500 km², abrangendo 11 das 28 ilhas do Arquipélago das Quirimbas. Inclui uma vasta área florestal e recifes de coral, e alberga numerosos mamíferos e fauna diversificada. O PNQ foi declarado área de conservação e Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Educação (UNESCO) em 2018.