À medida que as empresas finalizam as reestruturações do fim do ano, é importante ficar atento a comportamentos comuns que podem sabotar as suas possibilidades de ser promovido.
Muitas vezes, acções no ambiente de trabalho (ou fora) que passam despercebidas podem prejudicar as suas chances de obter uma promoção durante a altura das festas de fim do ano.
Estamos na época em que as empresas planeiam mudanças organizacionais para o próximo ano. É o momento ideal para demonstrar as suas ambições e o seu potencial de liderança, de acordo com Matthew Woodward, director da empresa de marketing Search Logistics, citado pelo site da revista Exame.
Woodward partilha dez erros comuns que os profissionais não devem cometer se aspiram a ter sucesso na temporada de promoções.
Ignorar eventos sociais informais
Muitos profissionais subestimam o valor de encontros informais após o expediente, especialmente durante a temporada de festas. Para Woodward, esses eventos podem oferecer oportunidades de networking mais relevantes que as reuniões formais. “As conversas que mais impactam a sua carreira raramente acontecem nas salas de reuniões. Conexões mais significativas costumam ocorrer em eventos informais, como festas de fim do ano. Já vi muitas decisões de promoção influenciadas por quem comparece e interage com os colegas nesses encontros.”
Não compartilhar histórias pessoais
Durante o período movimentado de festas, é ainda mais importante ser relacionável. Segundo Woodward, não interagir e deixar de partilhar experiências pessoais pode fazer com que pareça distante. “As pessoas conectam-se com colegas autênticos que compartilham experiências pessoais apropriadas, com ênfase no apropriado.”
Evitar o humor no escritório
Quando o stress do final do ano atinge o auge e os prazos começam a coincidir com os compromissos festivos, Woodward sugere que um momento de leveza bem colocado pode transformar o ambiente de trabalho. “Saber compartilhar uma gargalhada com a sua equipa mostra que entende a dinâmica. Mas, claro, leia o ambiente e mantenha o profissionalismo.”
Não celebrar os sucessos dos outros
“Reconhecer as conquistas dos seus colegas constrói o tipo de cultura de equipa que os executivos procuram em futuros líderes”, afirma Woodward. “Pode usar as reuniões de fim do ano e os happy hours da empresa para destacar vitórias específicas dos colegas durante o ano, seja um projecto bem-sucedido, um cliente impressionado ou um desafio superado.”
Ignorar a dinâmica do ambiente de trabalho
Entender as dinâmicas não-ditas do escritório pode melhorar (ou acabar com) as suas possibilidades de promoção. “À medida que as equipas planeiam os projectos do próximo ano, preste atenção às ideias que foram aprovadas e quem as apoiou. Depois, construa esses relacionamentos-chave antes de apresentar as suas próprias propostas.”
Evitar relacionamentos com outras áreas
Em vez de focar-se apenas em construir uma boa relação com a sua equipa directa, use os eventos de final do ano como uma oportunidade para conectar-se com pessoas de outros departamentos. “Muitos funcionários cometem o erro de permanecer na ‘bolha’ da sua equipa, perdendo conexões valiosas em toda a empresa.”
Deixar de interagir com os novos contratados
A temporada de festas oferece oportunidades naturais para conectar-se com os novos membros da equipa. Ignorar essa possibilidade é uma oportunidade perdida. “Tire um tempo para ajudar os novos membros a navegar pela primeira temporada de festas da empresa. Tal marcá-lo-á como um líder. É uma das maneiras mais claras de demonstrar que está pronto para mais responsabilidades.”
Ignorar sinais não-verbais
Woodward destaca a importância da linguagem corporal para conquistar a tão sonhada promoção. “Muitos candidatos à promoção focam-se nas palavras, mas ignoram sinais não-verbais poderosos. Preste atenção à linguagem corporal e ao tom durante as reuniões de fim do ano e nas festas. Normalmente, esses sinais revelam mais sobre como as suas ideias e contribuições estão a ser realmente recebidas.”
Não aproveitar os feedbacks informais
O clima relaxado dos eventos de final do ano cria momentos perfeitos para conversas informais sobre desempenho. “Às vezes, os melhores insights vêm de conversas casuais, e as festas são perfeitas para isso. Quando os colegas estiverem mais relaxados, pode receber um feedback honesto que talvez nunca apareceria nas avaliações formais. Esses momentos são ‘ouro’ para entender onde realmente está.”
Não ser flexível e adaptável
As festas de fim do ano são um período em que os fluxos de trabalho normais são interrompidos pelas demandas sazonais, e esse período oferece uma vitrina para uma habilitação importante: a adaptabilidade. “A temporada de festas manda as rotinas regulares pela janela. As pessoas que são promovidas tendem a ser aquelas que se destacam quando os colegas estão de férias ou ajudam a gerir os desafios sazonais.”
Fonte: Exame