O Banco de Moçambique (BdM) fez saber que no primeiro semestre no presente ano, os consumidores bancários nacionais apresentaram 979 reclamações, e que mais de metade eram relativas às duas maiores instituições bancárias do País, ambas controladas por bancos portugueses e as únicas com mais de um milhão de clientes.
Segundo o relatório do banco central, do total, o Millennium bim contabilizou 359 reclamações e o Banco Comercial de Investimentos (BCI), do grupo Caixa Geral de Depósitos, somou 269 queixas. Entretanto, na lista de bancos com entre 200 mil a um milhão de clientes, o Absa Bank Moçambique totalizou 58 queixou, o Moza Banco somou 40 e Standard Bank um total de 37.
De acordo com o mesmo documento, 45% do total de reclamações apresentadas no período de Janeiro a Junho foram sobre o funcionamento de máquinas ATM (nomeadamente dinheiro não disponibilizado e debitado na conta), 18% eram sobre operações de crédito e 15,3% sobre contas bancárias, com débitos indevidos e bloqueios.
No seu recente relatório anual de 2023, a instituição financeira referiu que das reclamações recebidas e das inspecções realizadas “foram detectadas diversas irregularidades”, sobretudo “na cobrança de comissões e encargos de produtos e serviços financeiros.”
“Para além da emissão de determinações específicas e recomendações para garantir o cumprimento de normas e deveres de conduta pelas Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (ICSF), foram recuperados e devolvidos aos consumidores financeiros cerca de 808 milhões de meticais”, detalhou. Do montante, 62,6% (o equivalente a 506 milhões de meticais) resultaram de cobranças indevidas aos agentes económicos contratantes de POS, e 33% (no valor de 264 milhões de meticais) são provenientes da cobrança indevida de comissões e encargos na contratação e administração do crédito bancário.
Até final de 2023, Moçambique tinha um total de 15 bancos, 14 microbancos, quatro cooperativas de crédito, 13 organizações de poupança e empréstimo e 2304 operadores de microcrédito, entre outras tipologias.