A Mediterranean Shipping Company (MSC) anunciou que implementará uma sobretaxa de congestionamento no Porto da Beira, localizado na província de Sofala, na região centro de Moçambique.
Segundo uma informação divulgada pela empresa, a medida surge devido ao congestionamento contínuo que se regista na região, o que criou condições operacionais “desafiadoras”, devendo ser ficada em 500 dólares (31,6 mil meticais) por unidade para carga seca e refrigerada.
A acção que deverá entrar em vigor a partir do dia 9 de Dezembro deste ano, será aplicada à carga enviada do Oriente Médio, incluindo a Índia, Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh, com destino ao Porto da Beira.
No início deste mês, a MSC garantiu todas as aprovações regulatórias necessárias para se tornar accionista da empresa de logística alemã Hamburger Hafen und Logistik Aktiengesellschaft (HHLA), que será de propriedade maioritária da cidade de Hamburgo.
A MSC é especializada no transporte marítimo de carga contentorizada. Fundada em 1970, mantém a sede em Genebra, actuando na área de logística e serviços de transporte, incluindo despachos, trânsitos rodoviários e ferroviários, grupagem marítima e trânsitos internacionais, colecta de carga, armazenagem e distribuição, seguros de mercadoria e locação de contêineres.
É reconhecida como uma das líderes no sector de transporte de contentores e logística global, opera uma vasta frota de navios e oferece serviços portuários em todo o mundo. Detém ainda uma das principais empresas de cruzeiros por via da sua subsidiária, a MSC Cruises.