Um grupo de engenheiros da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova estratégia para evitar a formação de gelo antes de começar.
Na nova investigação, os cientistas descobriram que ajustar a textura de qualquer superfície e adicionar uma fina camada de óxido de grafeno impede a formação de 100% de gelo nas superfícies durante uma semana ou mais. Segundo o portal SciTechDaily, o resultado é mil vezes mais durável do que as actuais superfícies anticongelantes de última geração.
“A acumulação indesejada de gelo é uma grande preocupação nos sectores industrial, residencial e governamental”, salientou o especialista Kyoo-Chul Kenneth Park. “É fundamental desenvolver técnicas anticongelantes que sejam eficazes durante longos períodos de tempo em condições ambientais extremas. Também é necessário desenvolver métodos anticongelantes que sejam fáceis de fabricar e implementar.”
Os investigadores criaram uma técnica anticongelante híbrida capaz de evitar a formação de gelo durante semanas. Para além de ser durável, é escalável e facilmente fabricada através de impressão 3D.
Há quatro anos, Park e a sua equipa descobriram que a adição de texturas à escala milimétrica a uma superfície reduzia a formação de gelo até 80%. Publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a investigação foi inspirada na geometria ondulante das folhas.
“Há mais formação de geada nas regiões convexas de uma folha”, explicou. “Nas regiões côncavas (as nervuras), vemos muito menos geada. Não havia explicação para a formação destes padrões, até descobrirmos que é a geometria – e não o material – que controla este fenómeno.”
Depois de várias simulações computacionais, os investigadores descobriram que a condensação aumenta nos picos e é inferior nos vales de superfícies onduladas. A pequena quantidade de água condensada nos vales evapora, resultando numa área livre de gelo.
Enquanto no estudo anterior a equipa desenvolveu uma superfície com picos e vales em escala milimétrica com pequenos ângulos entre eles, neste novo estudo os cientistas adicionaram óxido de grafeno em vales planos, o que reduziu a formação de gelo em 100%.
Fonte: Zap Aeiou