A Motorola anunciou nesta quarta-feira (27) o início dos testes do Moto AI, o seu novo pacote de aplicativos baseados em Inteligência Artificial (IA). O programa, disponível inicialmente para smartphones como o Motorola Razr 2024, Razr Plus 2024 e Motorola Edge 50 Ultra, podem utilizar as funcionalidades do Moto AI.
Numa fase inicial, o programa tem basicamente três funções principais: Catch Me Up, Pay Attention e Remember This. O Catch Me Up é uma espécie de centro de informação para o utilizador e gera um resumo do que está a acontecer no dispositivo mesmo quando não o está a utilizar.
Por outro lado, o Pay Attention é utilizado para digitalizar ou registar determinadas situações. Basta premir o botão de gravação e apontar a câmara do telemóvel para o objecto e a IA traduz automaticamente, resume e toma notas sobre o conteúdo.
O Remember This, como o nome sugere, utiliza a Inteligência Artificial para lembrar o utilizador de determinados momentos ou situações. Pode solicitar imagens, vídeos, capturas de ecrã, detalhes, entre outros. Todo este conteúdo será guardado numa aplicação separada chamada “Journal”.
De acordo com o site TecMundo, com estas tecnologias presentes no Meta AI, a Motorola está a dar mais um passo para criar o seu próprio ecossistema inteligente, tal como a Samsung, a Apple e outras empresas já fizeram. Para activar o Moto AI, basta tocar duas vezes seguidas na parte de trás do smartphone e escolher a funcionalidade de que necessita.
Para facilitar a navegação dos utilizadores, a empresa também adicionou uma nova barra de pesquisa ao sistema do telemóvel. Através dela, é possível pesquisar conteúdos na Internet, aplicativos, contactos e configurações.