Bavljenac pode ser uma ilha de dimensões irrisórias, perdida no meio das centenas de ilhas da costa croata, mas tem uma particularidade que a tornou famosa em todo o mundo: a forma de uma impressão digital humana.
Localizada no Mar Adriático, no arquipélago de Sibenik, pertencente à Croácia, Bavljenac é uma ilhota com cerca de 800 metros quadrados que não seria nada de especial se não fosse o facto de estar coberta por uma série de muros de pedra que, quando vistos de cima, parecem uma gigantesca impressão digital humana.
Estas “linhas”, semelhantes às linhas de papilares, têm cerca de 23 quilómetros de comprimento e foram construídas através da simples sobreposição de pedra sobre pedra, sem recurso a argamassa ou cimento. Eram utilizadas para definir os fronteiras agrícolas e para aproveitar melhor os terrenos rochosos difíceis de cultivar, uma vez que os muros ajudavam a proteger dos ventos fortes, as vinhas e outras culturas.
Segundo o portal Sapo, foram os agricultores da ilha vizinha de Kaprije que os construíram, dando início à colonização agrícola da ilha no século XIX e criando o extraordinário labirinto rural que é hoje Bavljenac.
Esta ilha, que é desabitada, não é o único sítio onde este tipo de muros existe. Tanto na Croácia continental como noutros países da Europa Ocidental, como a Irlanda, a Inglaterra e a Escócia, encontramos a mesma técnica, mas esta ilhota destaca-se pela sua forma natural invulgar e texturas geométricas perfeitas, combinadas com as espectaculares vistas aéreas que o tornam um lugar único, tão especial que o Governo croata já solicitou à UNESCO a inclusão desta ilha na sua lista de Património Mundial.