O fundador da Apple era conhecido por ser um óptimo comunicador e tinha o hábito de simplificar discussões complexas para garantir que todos estivessem alinhados.
Participar numa conversa, concordar com a cabeça e sair sem entender nada é mais comum do que imagina. Às vezes, isto deve-se à falta de clareza, a uma tentativa de tornar as coisas mais importantes do que realmente são, ou apenas às nossas próprias suposições, atrapalhando a comunicação. Esta confusão pode gerar problemas maiores, especialmente no trabalho, onde a clareza é fundamental.
Então, como estabelecer uma melhor comunicação?
Pare de fingir que entendeu se não entendeu
Mesmo que pense que entendeu, pare de supor e comece a reformular o que ouviu. Esta é uma habilidade que funciona tão bem no escritório quanto na sala de aula.
Todos nós fazemos isso — completamos as lacunas com o que acreditamos que sabemos. Talvez por medo de admitir que não captamos tudo ou por presumir que acertamos. Mas as suposições levam a diversos tipos de mal-entendidos. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, não entendemos bem porque pulamos para conclusões em vez de esclarecer o que realmente está a ser dito.
Reserve um momento para reflectir e repetir o que ouviu com as suas próprias palavras.
Parafrasear para entender
Quando alguns alunos lêem um trecho de um texto e são questionados sobre o que significa, estes repetem quase palavra por palavra. Claro, estão a relembrar o que leram. Mas será que entenderam de verdade? Provavelmente não.
Por isso, é uma boa ideia insistir para que parafraseiem ou expliquem com as próprias palavras. Isto mostra que realmente absorveram o conteúdo em vez de apenas reproduzirem o que leram sem entender. E não é só um truque de sala de aula. As pessoas animam-se quando finalmente “entendem” algo, porque reformularam de uma maneira que faz sentido para elas.
Questione até fazer sentido
Na próxima vez que estiver numa reunião e alguém apresentar um plano, em vez de apenas concordar com a cabeça e fingir que entendeu, experimente colocar as suas dúvidas. Assim deixa de ser apenas um ouvinte passivo e torna-se uma parte activa da conversa.
Por que supomos em vez de fazer perguntas?
Suposições matam a curiosidade. Evitamos fazer perguntas porque temos medo de parecer desinformados ou assumimos que sabemos algo que, na verdade, não sabemos. Então, acenamos e sorrimos, à espera que ninguém perceba que estamos completamente perdidos. Mas esse medo de fazer perguntas é uma barreira a ser superada para, então, poder aprender, crescer e ter boas ideias.
Crie o hábito
Reformular ou parafrasear não é apenas uma ferramenta para uma comunicação melhor — é uma maneira de parar de supor, começar a conectar-se e realmente entender o que as pessoas estão a dizer. Seja ao liderar uma equipa, negociar um acordo ou apenas tentar manter uma conversa sem se perder, reservar um momento para ecoar o que ouviu pode mudar tudo.
Da próxima vez que estiver numa conversa, não apenas concorde com a cabeça — tente reformular. É um ajuste pequeno, mas pode surpreender-se com o quanto tudo fica mais claro.
Fonte: Forbes Brasil