A França investiu um total de 19 mil milhões de dólares este ano em Angola, tornando-se no primeiro investidor estrangeiro no país, disse esta quarta-feira, 27 de Novembro, a embaixadora deste Estado europeu no território angolano, Sophie Aubert.
A responsável discursava na abertura de um fórum organizado pela Business France, realizado no âmbito de uma missão empresarial francesa do sector portuário, logístico e marítimo, iniciada na terça-feira (26) e que decorre até sexta-feira, para prospecção de mercado.
A diplomata francesa considerou muito importante esta missão, cujo objectivo é proporcionar um melhor conhecimento de Angola como país e também do seu sector económico, aos parceiros franceses, alguns dos quais visitam, pela primeira vez, o país africano.
Segundo Sophie Aubert, a França é o primeiro investidor estrangeiro em Angola e, no conjunto, as empresas francesas são o terceiro empregador estrangeiro no país, frisando que as actividades de perto de 130 empresas, das quais 60 estabelecidas localmente, representam um total de 6,36 mil milhões de dólares por ano.
A embaixadora francesa sublinhou ainda que o seu país foi o segundo parceiro comercial de Angola na África Subsaariana, em 2022, e o primeiro fornecedor de trigo, em 2023.
O Banco Público de Investimento francês mobilizou garantias para Angola de 1,9 mil milhões de dólares, avançou Aubert, adiantando que dois bancos privados têm linhas de crédito abertas de 530 milhões de dólares cada um, prevendo-se ainda um terceiro.
França foi o segundo parceiro comercial de Angola na África Subsaariana, em 2022, e o primeiro fornecedor de trigo, em 2023
A Agência Francesa de Desenvolvimento tem disponíveis 742 milhões de dólares para empréstimos e subsídios, realçou a diplomata francesa.
“A nossa equipa trabalha para facilitar esta dinâmica que acabo de descrever. Por exemplo, a Business France está aqui para dinamizar as relações económicas, através das missões que organizamos aqui e na França”, frisou Sophie Aubert, realçando haver “uma verdadeira confiança dos sectores económicos franceses em Angola”.
Através destas missões, salientou a embaixadora, a França pretende apoiar Angola com parcerias económicas e intensificar as relações económicas entre os dois países, vincando ainda que o Governo francês pretende acompanhar a estruturação dos mercados e da economia angolana, através da integração regional ou a nível mundial.
Em Outubro, Angola oficializou a adesão como membro observador da Organização Internacional da Francofonia, no âmbito da 19.ª Cimeira dos países membros, após cinco anos da apresentação da sua candidatura.
Fonte: Lusa

























































