A Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), entidade afecta ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC), realizou nesta quarta-feira, 27 de Novembro, em Maputo, o seu primeiro Conselho Consultivo sobre o tema “Promovendo o Investimento e as Exportações para a Dinamização do Crescimento Económico do País”.
No evento, foi dado a conhecer que, entre 2020 e o terceiro trimestre de 2024, a instituição aprovou mais de mil projectos avaliados em 8,7 mil milhões de dólares, responsáveis pela criação de mais de 7500 postos de trabalho, que empregaram, na sua maioria, cidadãos moçambicanos.
No seu discurso de abertura, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, afirmou que o balanço preliminar das actividades levadas a cabo pela APIEX é positivo e encorajador, apesar de terem sido enfrentados muitos desafios, com destaque para a deterioração do cenário de investimento internacional e as dificuldades no desenvolvimento das infra-estruturas.
“Moçambique enfrenta o desafio em termos de infra-estruturas para satisfazer a procura interna e regional de energia, conectividade, transportes e serviços logísticos, necessários para desbloquear o seu enorme potencial de crescimento baseado na exploração sustentável da sua base diversificada de recursos naturais”, sublinhou.
O governante destacou a necessidade de o País reduzir a dependência no sector do gás natural liquefeito (GNL), defendendo que o mesmo não é o principal motor para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “O Executivo tem estado a promover os sectores estratégicos definidos no seu Programa Quinquenal (2020-24) para estimular a diversificação da nossa economia”, frisou.
Moreno reafirmou o compromisso do Governo em implementar acções concretas para melhorar o ambiente de negócios, fortalecer as zonas económicas especiais e diversificar as exportações. “Esperamos que haja apresentações, discussões e deliberações com impactos assinaláveis na promoção, mobilização e retenção de mais investimentos no País e na promoção e diversificação de exportações nacionais, entre outros ganhos de impacto estruturante para a nossa economia”, exortou.
Na sua intervenção, o ministro disse ainda que a APIEX detém um papel estratégico na promoção da economia nacional, o que contribui para atrair mais investimentos significativos.
“A realização deste Conselho Consultivo constitui a consolidação e operacionalização da APIEX, com vista a capacitá-la para o cumprimento do seu mandato institucional na dinamização do desenvolvimento socioeconómico do País, através da promoção, atracção e retenção do investimento directo nacional e estrangeiro”, concluiu.