Os lucros das principais empresas industriais da China caíram 4,3%, em termos homólogos, entre Janeiro e Outubro deste ano, segundo dados oficiais divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatística (GNE) do país.
Os lucros das empresas analisadas foram de 5,87 biliões de yuan (810,8 milhões de dólares) nos primeiros dez meses de 2024.
A instituição notou que os lucros destas empresas caíram 10% em Outubro, em termos homólogos, uma queda que é, no entanto, inferior à de 27,1% registada no mês anterior.
O estatístico do GNE, Yu Weining, atribuiu esta redução do valor mensal ao efeito das medidas de apoio anunciadas por Pequim nas últimas semanas, apontando especificamente os sectores da indústria transformadora, como a maquinaria e a alta tecnologia como impulsionadores.
Os lucros acumulados até agora este ano mostram um valor pior em Outubro, uma vez que entre Janeiro e Setembro tinham caído 3,5%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2023, os lucros das principais empresas industriais chinesas registaram uma queda de 2,3%, em comparação com o ano anterior.
Para elaborar esta estatística, o GNE apenas tem em conta as empresas industriais com um volume de negócios anual superior a 20 milhões de yuan (2,7 milhões de dólares).
Fonte: RTP