O banco Letshego informou esta quarta-feira, 27 de Novembro, que concluiu no passado dia 19 de Novembro uma emissão privada de obrigações, no montante de 384,6 milhões de meticais, com uma maturidade de quatro anos e uma taxa fixa de 18,50%.
Segundo o comunicado da instituição financeira, a emissão foi exclusivamente organizada pelo banco BiG Moçambique e subscrita por investidores nacionais de várias categorias, incluindo empresas de seguros, bancos, fundos de pensões e investidores particulares.
“Esta emissão reforça o compromisso do Letshego em diversificar as as suas fontes de financiamento, tal como consolidar a sua presença no mercado de capitais nacional. Para o banco, o recurso ao financiamento através deste mercado constitui uma componente essencial à sua estratégia de evolução e à gestão das suas fontes de financiamento, que inclui, paralelamente aos empréstimos obrigacionistas emitidos na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), o capital dos accionistas, os depósitos de clientes e o financiamento junto de contrapartes locais”, lê-se no documento, que destaca que desde 2023, contando com esta emissão, o banco já realizou quatro emissões de obrigações, angariando um total de 1,7 mil milhões de meticais, consolidando-se assim como um dos principais emitentes de obrigações corporativas no País.
Fundado em 2011, o banco Letshego é uma subsidiária do Letshego Holdings Limited e tem como actividade principal a concessão de empréstimos de curto e médio prazo, essencialmente para funcionários do sector público e privado, e mais recentemente para micro e pequenas empresas.
“O Letshego possui actualmente uma base de cerca de 111 mil clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 13,3 mil milhões de meticais, dos quais cerca de 70% destinados a fins produtivos, nomeadamente financiamento de pequenas empresas, aquisição de imóveis, financiamento de educação, despesas de saúde, etc. O banco serve os seus clientes através de uma rede de 13 agências, 171 colaboradores e conta com presença em todas as províncias do País”, explica o documento.
Até Outubro do ano corrente, o Letshego apresentava capitais próprios no montante de 5,7 mil milhões de meticais. No mesmo período, a carteira de crédito registou um crescimento homólogo de 10,4%, com o Produto Bancário e o Resultado Líquido a registarem a 2,2 mil milhões e 840 milhões de meticais, respectivamente.