A Tom Walkinshaw Racing, empresa britânica de automobilismo e engenharia, apresentou o Supercat, um potente GT baseado no histórico XJS, equipado com um motor V12 desenvolvido internamente pelos engenheiros da marca, que produz uns impressionantes 660 cv às 7600 rpm e 730 Nm de binário às 5350 rpm, o que representa mais do dobro da potência do modelo original, mantendo o bloco do XJS que lhe serve de base.
Para atingir toda esta potência, a TWR actualizou o motor V12 com novos pistões, bielas, árvore de cames, molas e válvulas. Além disso, a cilindrada aumentou de 5,3 para 5,6 litros e o Supercat está equipado com um diferencial de deslizamento limitado na traseira e uma transmissão manual de seis velocidades da Xtrac.
O novo Supercat, que foi apresentado pela primeira vez em Abril, está agora pronto para iniciar a produção das 88 unidades que a TWR irá produzir, com entregas previstas para meados de 2025.
Com uma carroçaria totalmente em fibra de carbono, este “restomod” apresenta uma linha de ombros alta, pilares esguios, um splitter de dimensões generosas e um spoiler traseiro “ducktail”, tudo em fibra de carbono.
Destaca-se também o sistema de escape com ponteiras laterais, que permitiu aos designers da TWR instalar um enorme difusor que se estende por toda a largura da carroçaria.
Para tornar o modelo ainda mais leve, a empresa britânica equipou este Supercat com um sistema de frenagem de disco carbo-cerâmico, juntamente com jantes forjadas HRE de 18 polegadas à frente e de 19 polegadas atrás.
Além disso, para fazer face à potência deste modelo, os engenheiros da TWR reforçaram a estrutura do Supercat com uma estrutura tubular de aço integrada, enquanto os painéis da carroçaria em fibra de carbono leve contribuem para uma redução de peso de 9,3% em comparação com o Jaguar XJS original, reduzindo o seu peso para 1605 kg em vez dos 1770 kg da versão original.
No interior, os destaques são os bancos desportivos em carbono, os estofos em couro e um maior espaço para bagagens, uma vez que a TWR substituiu os bancos traseiros por uma área de bagagens, garantindo assim uma maior capacidade do porta-malas.
O conforto interno é aprimorado por uma cabine completamente redesenhada que integra recursos modernos, como uma interface multimédia totalmente digital (MMI) compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ao mesmo tempo que presta homenagem ao design clássico do Jaguar XJS.
“O TWR Supercat representa uma expressão completamente nova do original. Como designer, trabalhar com uma nova paleta de materiais altamente técnicos permitiu-nos expressar com ousadia a nossa missão de criar um verdadeiro Super-GT. Em colaboração com a equipa de engenharia e aerodinâmica da TWR, criámos um modelo em que cada linha e característica serve um propósito de desempenho, representando autenticamente o legado da TWR tanto na pista como na estrada,” afirmou Khyzyl Saleem, líder de design do TWR Supercat.
Fonte: AutoMagazine