O Banco de Moçambique (BdM) fez saber que, no mês de Outubro, as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique situaram-se nos 3,7 mil milhões de dólares, sendo suficientes para cobrir cinco meses de importações excluindo os grandes projectos.
“O nível actual de reservas é suficiente para cobrir 3,2 meses das importações totais moçambicanas e cinco meses excluindo os grandes projectos”, elucidou o banco central através de um relatório estatístico divulgado na sua página oficial.
A instituição recordou que “essas reservas em moeda estrangeira tinham crescido em Janeiro deste ano para quase 3,6 mil milhões de dólares, que foi então o valor mais elevado desde Setembro de 2021, e que atingiram em Julho os 3,8 mil milhões de dólares, um recorde em três anos.”
“Não vamos ‘queimar’ reservas e não estamos a ‘queimar’ reservas. Elas continuam ali para permitir o funcionamento normal do nosso país e das nossas instituições”, afirmou o governador durante o 49.º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, realizado em Maputo.
Zandamela destacou ainda que, apesar dos desafios, o desempenho macroeconómico de Moçambique tem mostrado sinais positivos. O Produto Interno Bruto cresceu 4,5% no segundo trimestre de 2024, impulsionado sobretudo pela indústria extractiva.