A empresa portuguesa EDP Renováveis anunciou nesta segunda-feira, 25 de Novembro, a disponibilização de um total de 1 milhão de euros (65,8 milhões de meticais) para financiar um total de nove projectos de energia renovável em quatro países africanos, incluindo Moçambique, no âmbito da 6.ª edição do programa “Fundo 2AE (Acesso à Energia)”.
De acordo com um comunicado, a verba destinar-se-á essencialmente a iniciativas relacionadas com a saúde e educação, com potencial de impactar positivamente a vida de mais de 5 milhões de pessoas.
“Além de Moçambique são beneficiadas unidades de saúde e escolas no Quénia, Maláui, Nigéria e Ruanda, num total de mais de 150 unidades de saúde que prestam cuidados primários à população e cerca de 20 escolas. Os nove projectos, através do recurso a energias renováveis, irão promover o desenvolvimento social, ambiental e económico em comunidades rurais desses países”, explicou a entidade.
A EDP salientou ainda que os projectos seleccionados têm em comum o uso de tecnologias de produção solar descentralizada, sendo três deles focados na melhoria de cuidados de saúde, quatro destinam-se a instituições de ensino, um é direccionado para o desenvolvimento comunitário e o outro para o abastecimento de água.
Desde que foi lançado, em 2018, o Fundo 2AE já financiou um total 38 projectos em Angola e Moçambique e ainda no Maláui, Nigéria, Quénia, Ruanda e Tanzânia, com um apoio que equivale a 3,5 milhões de euros, contribuindo para melhorar a vida a mais de 230 mil pessoas directamente, e a cerca de 2,5 milhões de forma indirecta.
“Com esta iniciativa, a EDP reforça a sua estratégia de impacto social e de transição energética justa a nível mundial, especialmente em economias em desenvolvimento”, destacou.
O que é a EDP Renováveis?
É uma empresa subsidiária do Grupo Energias de Portugal (Grupo EDP), que opera no domínio das energias renováveis. A sede central está localizada na cidade de Madrid, Espanha.
A EDP Renováveis é líder mundial no sector das energias renováveis, sendo a terceira empresa mundial nesta área (após a Iberdrola Renovables e a NextEra Energy Resources) e o segundo maior operador em energia eólica no mundo (após a Iberdrola Renovables).