O Porto da Beira, localizado na província de Sofala, recebeu, na última sexta-feira (22), um dos maiores navios cargueiros do mundo. Com 300 metros de comprimento, a entrada do gigante Post Panamax transporta cerca de 1800 contentores com carga diversa e reafirma a crescente competitividade da infra-estrutura portuária de Moçambique.
Citado pela Rádio Moçambique (RM), o director das operações da Cornelder de Moçambique, concessionária do porto, Miguel de Jenga, destacou a importância da chegada do navio, ressaltando que este feito é uma demonstração clara do avanço da Beira em termos de capacidade operacional e eficiência dentro do mercado regional. “A infra-estrutura do Porto da Beira tem-se mostrado cada vez mais competitiva no cenário africano ”, disse.
A chegada do cargueiro foi possível graças a um trabalho prévio de dragagem no canal de acesso, conforme explicou Aarão Massingarela, administrador de produção da Empresa Moçambicana de Dragagem (Emodraga). Para permitir a atracagem do navio, foram retirados cerca de 80 mil metros cúbicos de sedimentos, uma operação essencial para garantir a segurança e eficiência no tráfego marítimo.
Considerado um dos portos mais modernos da África, o Porto da Beira destaca-se pela sua localização estratégica no centro do País. Além disso, o porto conta com uma sólida infra-estrutura de transporte, incluindo ligações ferroviária e rodoviária com países da região, como Zimbabué, Maláui, Zâmbia, Botsuana e República Democrática do Congo.
A gestão do Porto da Beira está a cargo da Cornelder de Moçambique, que tem investido continuamente em melhorias para atender a uma demanda crescente de movimentação de mercadorias. Com esta atracagem, o porto reafirma a sua posição como um dos mais eficientes da África Austral.