A Hyundai apresentou o Ioniq 9, um SUV eléctrico com três filas de bancos, que fará a sua primeira aparição ao público no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que decorre a partir desta sexta-feira, 22 de Novembro, até 1 de Dezembro. Feito com base na plataforma E-GMP, este “irmão” do Kia EV9 vem equipado com uma bateria de 110.3 kWh de capacidade.
O nível de entrada é o Long Range, com um motor traseiro de 217 cv/160 kW e 350 Nm, capaz de uma autonomia máxima de até 620 km (WLTP) quando equipado com jantes de 19 polegadas. A versão intermédia chama-se Long Range AWD e acrescenta um motor de 95 cv/70 kW e 255 Nm no eixo dianteiro, para um total de 312 cv. A versão de topo é a Performance, com uma dupla de motores de 217 cv/160 kW, que com um total de 435 cv/320 kW anuncia 0-100 km/h em 5,2 segundos (quando a Long Range AWD precisa de 6,7 segundos para cumprir a mesma tarefa e a Long Range RWD de 9,4 segundos). As três versões têm uma velocidade máxima limitada a 200 km/h. O Ioniq 9 pode carregar de 10% a 80% da bateria em 24 minutos com um carregador rápido de 350 kW, para além de ter uma função “vehicle-to-load”.
De acordo com o site Auto Drive, visualmente, o 9 partilha vários elementos com o Seven Concept, nomeadamente as luzes Parametric Pixel utilizadas nos outros membros da família Ioniq. Apesar das suas dimensões generosas, este concorrente de modelos como o Volvo EX90 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,259 quando equipado com espelhos aerodinâmicos digitais (opcionais). Este é também o primeiro Hyundai a prescindir de uma antena de tejadilho, utilizando o pára-brisas para GPS e rádio por satélite, o painel de instrumentos para serviços ligados e o vidro traseiro para rádio FM/AM. Pode escolher entre jantes de 19 e 21 polegadas, incluindo a nova Calligraphy de 21 21”. Para o exterior, existem 16 cores à escolha.
Com uma distância entre eixos de 3130 mm, o Ioniq 9 está disponível em configurações de seis e sete lugares – com os bancos da segunda fila giratórios. A bagageira tem uma capacidade de 620 litros, que pode ser aumentada para 1323 quando a terceira fila é rebatida. Existe ainda um porta-malas com 88 litros (ou 52 na versão AWD), um volante semelhante ao do Santa Fe e LED verdes, que indicam o estado da bateria, e um painel de instrumentos curvo que alberga o painel de instrumentos digital e o ecrã central, ambos de 12”. De série, existe um sistema de som com oito altifalantes (com a opção de 14 da Bose).
Destaque ainda para as tomadas USB-C capazes de ligar dispositivos até 100 watts e que recebem energia directamente da bateria principal. No interior, naquele que é o maior modelo de sempre da marca sul-coreana, serão utilizados materiais amigos do ambiente, incluindo tecidos feitos a partir de garrafas de plástico recicladas, lã e couro ecológico. As características de segurança instaladas de fábrica incluem o Assistente para evitar a Colisão Dianteira 2, o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, o Assistente para evitar a Colisão no Ângulo Morto, o Aviso de Saída Segura, o Assistente para evitar a Colisão Traseira e o Assistente de Farol Alto, bem como 10 airbags.