É o percentual das vendas de uma empresa em relação às vendas totais do mercado ou sector em que actua.
Esta métrica indica o tamanho relativo da empresa dentro de um mercado. Quando uma companhia tem uma participação de mercado elevada, isso significa que está a registar vendas significativas, com uma base de consumidores maior em comparação com os seus concorrentes.
Como é calculada a participação de mercado?
Para calcular, normalmente são utilizados dados provenientes de fontes independentes, como:
- Grupos comerciais;
- Órgãos reguladores;
- Dados fornecidos pelas próprias empresas.
O cálculo envolve os seguintes passos:
- Definir o período de avaliação: determine o intervalo de tempo que deseja avaliar, que pode ser um ano, um trimestre fiscal ou vários anos;
- Calcular as vendas totais da empresa: some as vendas totais da empresa no período definido;
- Calcular as vendas totais do sector: determine o valor total das vendas no sector durante o mesmo período.
- Calcular a participação de mercado: divida as vendas da empresa pelas vendas totais do sector e multiplique o resultado por 100 para obter a participação de mercado em percentagem.
Exemplo: suponha que a empresa A vendeu 20 milhões de refrigerantes no último ano fiscal e que o total de refrigerantes vendidos no país foi de 40 milhões. Nesse caso, a participação de mercado de refrigerantes dessa companhia seria de 50%.
Fonte: Question Pro