O GitHub e a Microsoft firmaram uma parceria com a Goodwall (uma rede social baseada em competências, na qual os membros podem aprender e desenvolver habilitações a pedido e ganhar recompensas e reconhecimento) e com a Yoma (um mercado de aprendizagem online gratuito que fornece acesso a cursos, recursos e oportunidades de crescimento pessoal e profissional), para lançar a iniciativa GenAI for Youth, que visa capacitar os jovens africanos a tirar partido da Inteligência Artificial (IA).
Os parceiros fundadores do GenAI for Youth sublinham que a iniciativa foi criada para tornar a Inteligência Artificial acessível e transformadora. O seu objectivo é abrir portas para que os jovens compreendam e utilizem a IA como uma ferramenta de criação, resolução de problemas e inovação. Com o enfoque do GitHub no envolvimento dos programadores, a iniciativa oferece experiências de nanoaprendizagem centradas nos programadores que permitem aos jovens explorar a IA e aplicá-la de forma prática e capacitante. Este esforço é complementado pelos compromissos de qualificação de IA da Microsoft para utilizadores e programadores em mercados globais.
A Microsoft e a Goodwall desenvolveram desafios para envolver os jovens, desmistificar a IA e desbloquear oportunidades educativas e de emprego. A plataforma de desenvolvimento de tecnologia Copilot do GitHub desempenhará um papel crucial na expansão do programa.
“O GitHub tem uma aspiração orientadora de capacitar mil milhões de programadores através do avanço da IA. O caminho para mil milhões de programadores passa por África”, disse o CEO do GitHub, Thomas Dohmke. “Juntamente com a Microsoft, a Goodwall e a Yoma, utilizaremos o poder da IA para capacitar a próxima geração de programadores na Nigéria, no Quénia, na África do Sul e não só”.
Os principais aspectos do papel do GitHub na iniciativa GenAI for Youth incluem:
- Desafios centrados no programador: competições de IA concebidas para envolver os jovens como criadores e solucionadores de problemas;
- Experiências práticas de programação: aplicações do mundo real que permitem aos jovens passar da aprendizagem para a construção, utilizando a IA de forma que os prepare para futuras carreiras em tecnologia.
- Materiais de aprendizagem fáceis de utilizar para programadores: acesso a recursos que simplificam conceitos complexos de IA e os tornam accionáveis, despertando a curiosidade e o desenvolvimento de competências.
- Parcerias orientadas para a comunidade: parcerias locais que garantem que o programa satisfaz as necessidades e aspirações específicas dos jovens programadores em cada região.
“O lançamento do nosso programa GenAI for Youth visa garantir que a próxima geração tenha as habilidades de IA de que precisa, especialmente aqueles que podem não ter acesso fácil a essas oportunidades”, disse Kate Behncken, chefe global da Microsoft Philanthropies. “Ao associarmo-nos ao GitHub, à Goodwall e à Yoma, estamos a dar vida a este programa, ensinando aos jovens – independentemente do local onde se encontrem – importantes competências digitais e de IA. Isto ajudará a abrir mais oportunidades de emprego locais e percursos profissionais que envolvem a IA”.
A iniciativa GenAI for Youth complementa o programa All In Africa do GitHub, que oferece educação gratuita de código aberto, formação, orientação e oportunidades de carreira. As informações do relatório Octoverse 2024 do GitHub revelam um crescimento significativo no número de programadores em África: mais de 1,1 milhão de programadores na Nigéria (um aumento de 28% em relação ao ano anterior), mais de 660 mil na África do Sul (um aumento de 23%) e mais de 393 mil no Quénia (um aumento de 33%). O GitHub observou que este crescimento indica que a região está pronta para impulsionar a próxima vaga de progresso digital e de empreendedorismo tecnológico.