Os principais índices europeus estão a apontar para ganhos no início da sessão, com os futuros sobre o Euro Stoxx 50 a valorizarem 0,34%.
A sessão desta quarta-feira, 20 de Novembro, que encerrou no vermelho, ficou marcada por receios de uma escalada do conflito na Ucrânia, depois de Kiev ter voltado a atingir território russo – desta vez com mísseis britânicos. Nem a promessa do Presidente russo de discutir um cessar-fogo com Donald Trump conseguiu dar alento às principais praças europeias. E é lá que os investidores devem continuar a centrar atenções.
Em destaque estão também as contas da Nvidia, que viu os lucros e receitas praticamente duplicarem para 19,3 mil milhões de dólares e 35,1 mil milhões, respectivamente, no terceiro trimestre face ao período homólogo. Ainda assim, foi o crescimento mais lento das receitas dos últimos sete trimestres.
Tal como tinha acontecido com a anterior apresentação de resultados, os investidores não parecem ter ficado agradados com o ritmo de crescimento previsto das receitas, uma vez que prevê uma subida homóloga de cerca de 70%, o que representa um abrandamento face ao crescimento de 265% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os resultados da gigante norte-americana dos semicondutores para Inteligência Artificial são vistos como um barómetro para o sector tecnológico e foram nomeados pelos analistas do Barclays como o evento mais importante do ano.
Pela Ásia, a tendência foi de queda, com as grandes tecnológicas da região a pesarem após as contas da Nvidia. Os principais índices indianos centraram atenções, em particular as empresas do multimilionário Gautam Adan – que registaram perdas entre 10% e 20% e perderam 28 mil milhões de dólares em valor de mercado -, depois de ter sido formalmente acusado no tribunal federal de Nova Iorque por ligações a um alegado esquema de fraude na ordem dos milhares de milhões de dólares.
O conglomerado do multimilionário acabou por retirar de cima da mesa uma emissão de dívida de 600 milhões de dólares, depois de ter sido conhecida a acusação.
No Japão, o Nikkei cedeu 0,85% e o Topix desvalorizou 0,57%. Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,07%. Na China, o Hang Seng, em Hong Kong, soma 0,32% e o Shanghai Composite avançou 0,07%.