A pesquisa de mercado é fundamental para encontrar respostas para perguntas essenciais sobre o potencial do seu empreendimento.
Avaliar o mercado e as suas oportunidades envolve investir tempo e recursos para identificar se o seu negócio se encaixará em todos os aspectos necessários para torná-lo lucrativo.
Tamanho do mercado
Identificar o tamanho do mercado é crucial para determinar se há espaço para o seu produto. Por exemplo, se já existem várias empresas a oferecer o mesmo produto, por que razão os consumidores precisariam de uma nova opção? Se decidir seguir em frente, é vital garantir que há espaço para o seu produto no mercado.
Além disso, uma análise detalhada pode ajudá-lo a identificar oportunidades de diferenciação e a entender melhor as necessidades e preferências dos consumidores. Avaliar o mercado com precisão não só aumenta as suas chances de sucesso, como também orienta as suas estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, garantindo que esteja alinhado com as expectativas do público-alvo.
Crescimento
Se o seu produto tem um mercado, é essencial garantir que haja espaço para crescimento e que possa impulsionar as vendas no futuro. Uma procura elevada não garante, actualmente, que essa tendência se mantenha ao longo do tempo.
Participação de mercado
A participação de mercado refere-se ao percentual do mercado que a sua empresa possui. Se está a perder a participação para concorrentes ou se o mercado já está saturado, talvez seja necessário reconsiderar o seu ingresso nesse segmento. Se não conseguir manter a sua posição no mercado, será difícil conquistar clientes.
Concorrência
A concorrência é sempre um aspecto que deve ser monitorado continuamente, e para isso é fundamental avaliar o mercado.
Produto
Se não houver espaço para o seu produto nesse mercado, precisará de reavaliar a sua estratégia. No entanto, se o seu produto pode ser bem aceite, continue a investigar onde estão as oportunidades futuras. Isso pode incluir ajustes no posicionamento do produto, estratégias de marketing e a identificação de nichos ainda não explorados.
Clientes
Os clientes e o mercado, em geral, são aspectos fundamentais para o sucesso do seu negócio. É crucial entender o seu público-alvo e as suas necessidades, especialmente ao entrar num mercado onde os consumidores têm diversas opções.
Há muitos factores a serem avaliados para compreender melhor o seu mercado em territórios internacionais.
Fonte: Question Pro