A Mercedes-AMG revelou a edição especial do AMG GT 63 Pro, orientada para as pistas. O novo modelo está limitado a 200 unidades e comemora a temporada 2024 da Fórmula 1, combinando intensidade e estilo, com o objectivo de celebrar os carros de F1 W14 e F1 W15 das últimas épocas de competição. Com assinatura do engenheiro Rafael Birjac, o superdesportivo tem um motor V8 biturbo de quatro litros, capaz de gerar 585 cavalos de potência, alcançando uma velocidade máxima de 315 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
O AMG GT 63 Pro destaca-se pelo desempenho e pelo visual, com jantes AMG de 21 polegadas e interior em couro. O carro conta com um sistema de som espacial com 15 altifalantes e potência de fazer inveja a muitas discotecas. Do lado de fora, esta máquina é feita em fibra de carbono, tem frisos nas soleiras laterais, difusor e asa traseira em destaque, num desenho em que sobressaem ainda os discos de travão de 420 milímetros no eixo dianteiro. A marca promete um sistema de travagem com maior durabilidade (algo importante num automóvel com tamanha capacidade de aceleração) e resistência acrescida ao desgaste.
Ainda quanto ao aspecto exterior, uma característica que melhora o desempenho aerodinâmico do novo carro é o avental dianteiro redesenhado com deflectores de ar adicionais em fibra de carbono – tudo conjugado com um perfil aerodinâmico activo na parte inferior da carroçaria, um sistema de controlo activo de ar e o pacote aerodinâmico com uma asa traseira fixa. Resultado: uma direcção ainda mais precisa.
No apoio à condução, é possível acrescentar uma câmara de 360°, um painel de instrumentos virtual, entre outras funcionalidades dignas de filme de ficção científica, que mostram uma série de dados relativos à condução. Há ainda um sistema que permite aumentar a distância da carroçaria ao solo, no eixo dianteiro, como forma de passar por cima de lombas mais altas ou subir passeios.
O Mercedes-AMG GT 63 PRO oferece um desempenho de alto rendimento. Os circuitos de arrefecimento do motor e de transmissão foram reforçados para que o sistema de tracção não sobreaqueça, mesmo com uma carga acrescida – a par de uma afinação aerodinâmica. Não vai descolar, mas o desempenho pode fazer lembrar um avião.