O valor percebido é uma estratégia muito adoptada na área de marketing e de vendas. É a percepção que cada pessoa tem a respeito do seu produto ou serviço. Por outras palavras, é a opinião que o cliente possui em relação aos benefícios que o seu produto oferece.
Aqui estão alguns tipos de valor percebido que podem afectar a forma como um cliente vê um produto:
Aparência
O design ou aparência de um produto ou serviço é a sua forma. Os clientes interessados num item ou serviço tendem a atribuir mais valor àquele que possui uma melhor estética.
Por exemplo, algumas pessoas são mais propensas a comprar um aplicativo ou programa com uma interface simples e um design limpo do que um que, embora mais útil, tenha uma aparência pouco atraente.
Função
Aumentar o valor funcional de um produto ou serviço significa torná-lo mais eficiente para economizar tempo, dinheiro ou energia. Isso pode incluir serviços que substituem tarefas domésticas ou recados.
Um exemplo de produto com alto valor funcional é um serviço de entrega de supermercado. As pessoas não precisam de gastar tanto tempo e energia nas suas tarefas diárias quando utilizam produtos de limpeza doméstica, serviços de assinatura e entregas automáticas.
Disponibilidade
Quando falamos em disponibilidade, referimo-nos à rapidez e simplicidade com que um cliente pode seleccionar os seus produtos. Se uma mercearia estiver aberta a noite toda, isso pode aumentar o valor da sua disponibilidade.
Mais exemplos desta característica incluem máquinas de venda automática, atendimento ao cliente 24 horas e produtos digitais ou online.
Emoção
O valor emocional diz respeito a como o produto ou serviço faz o cliente se sentir. Os profissionais de marketing podem, por exemplo, doar parte dos seus lucros para instituições de caridade ou organizar eventos de arrecadação de fundos para demonstrar que estão a fazer a coisa certa e, assim, criar uma conexão emocional entre o cliente e a marca.
Por exemplo, as campanhas de marketing podem vincular produtos a feriados ou eventos significativos para as pessoas, tornando-os parte das tradições familiares.
Fixação de preços
O preço é outro factor que pode influenciar a percepção de valor de um produto ou serviço. Isso aplica-se tanto a itens caros quanto a itens baratos, pois o preço pode reflectir a qualidade para o comprador.
Por exemplo, se uma cliente deseja que uma carteira combine com um vestido luxuoso, é menos provável que compre uma cujo preço seja muito diferente do vestido. Se a carteira estiver em promoção ou o preço não corresponder ao valor do vestido, a cliente pode pensar que não é um bom produto.
Descontos e promoções são óptimas maneiras de criar preços acessíveis que os consumidores vão adorar. Se outro cliente vir a mesma carteira à venda, pode pensar que está a fazer um óptimo negócio.
Reputação
A reputação de uma empresa ou marca também pode influenciar a forma como os clientes percebem o seu valor. Todos os outros tipos de valor percebido podem afectar a imagem de uma empresa, as suas políticas, as suas operações e a maneira como trata os seus funcionários.
Por exemplo, a reputação de uma loja pode depender de quão limpa e organizada ela é, enquanto a de um vendedor online pode melhorar se oferecer um processo de compra seguro e uma conexão mais rápida.
Fonte: Question Pro