Os Prémios Lusófonos da Criatividade, um dos mais prestigiados galardões do sector criativo no mundo lusófono, acabam de lançar o seu mais recente eBook com o tema “O que será da publicidade com o advento da Inteligência Artificial (IA)?”. Esta publicação explora o impacto transformador da IA na indústria da publicidade, reunindo perspectivas de líderes de agências, especialistas em comunicação e executivos criativos de Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa.
A edição do e-book 2024/2025 conta com reflexões de nomes de peso como Gilvana Viana, CEO da Casa Black (Brasil), e Núbia Tavares, sócia e directora de Estratégia da Agência Pub (Brasil), que destacam a IA como uma poderosa aliada na optimização de processos e a importância de equilibrar a inovação tecnológica com a ética e a privacidade do consumidor.
Por outro lado, Daniela Agra, presidente da Atrevia (Portugal), salienta o desafio de construir confiança numa era em que a tecnologia desempenha um papel central na comunicação com o consumidor.
A utilização de ferramentas de IA no sector da publicidade está também a transformar o processo criativo. Diogo Pinheiro, COO e Managing Partner da Legendary (Portugal), partilha a sua visão de como a tecnologia está a revolucionar a forma como os conteúdos são criados, permitindo assim às agências serem mais ágeis e eficientes.
Outra abordagem inovadora vem de Rodrigo Oliveira Vitor, CEO da Fito (Portugal), que vê a IA como uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade em campanhas de live marketing.
Segundo um comunicado da entidade, o e-book “O que será da publicidade com o advento da IA” está disponível para download gratuito no site dos Prémios Lusófonos da Criatividade e em todas as redes sociais.