A Zâmbia anunciou planos de desenvolvimento de novos projectos hidroeléctricos na bacia norte do rio Zambeze, visando responder à crescente procura por energia da indústria mineira do país. De acordo com uma publicação do Energy Capital & Power, esta estratégia de longo prazo foi apresentada na cimeira Critical Minerals Africa 2024.
O director executivo da Câmara das Minas da Zâmbia, Sokwani William Chilembo, explicou que o país dará prioridade a esses projectos devido à resiliência da bacia norte face à seca e aos impactos do El Niño. “Uma vez desenvolvida a hidroelectricidade nessas áreas, vamos complementá-la com algum carvão das margens sul do lago Kariba e energia solar adicional”, disse Chilembo.
Além da hidroelectricidade, o director executivo destacou que a Câmara das Minas está a colaborar com o Governo e parceiros privados para reforçar o comércio de energia com países vizinhos, usando a rede energética da África Austral. Esse esforço é mediado pelo Fórum de Diálogo Público-Privado.
“Estamos a colaborar com um comerciante de energia de destaque na África do Sul e, embora a aprendizagem tenha sido desafiante, estamos cada vez mais perto de maximizar a infra-estrutura energética”, acrescentou Chilembo. A meta do Governo é alcançar uma produção de três milhões de toneladas de cobre anuais até ao início da década de 2030.
O responsável sublinhou ainda que novos projectos legislativos estão em andamento para fortalecer o papel dos produtores independentes de energia, alinhando-os às necessidades energéticas da indústria mineira. Essas iniciativas legislativas visam aumentar a competitividade e o investimento no sector.
“Com energia resiliente e uma legislação moderna, conseguimos manter a competitividade e assegurar um fluxo contínuo de investimentos na mineração”, declarou o director executivo, frisando que um sector mineiro estável é essencial para a economia zambiana.
A Zâmbia e o Zimbabué, seu vizinho do sul, estão actualmente a enfrentar uma redução na geração de electricidade, causada pelos baixos níveis de água no rio Zambeze. Este problema tem prejudicado o fornecimento de energia às operações mineiras.
Para reduzir a dependência das centrais hidroeléctricas existentes e fortalecer o abastecimento, a Zâmbia pretende explorar fontes alternativas de hidroelectricidade, de modo que garanta um fornecimento de energia robusto à medida que a indústria mineira cresce.