A petrolífera nacional da Namíbia, Namcor, anunciou planos para perfurar três poços de petróleo e gás no país até ao primeiro trimestre de 2025. A informação foi divulgada pela directora executiva de Exploração Upstream da Namcor, Victoria Sibeya, durante a conferência African Energy Week 2024, realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul.
As perfurações serão feitas em parceria com três empresas globais do sector – Galp Energia no PEL 83, Chevron no PEL 90 e a Rhino Resources. De acordo com Sibeya, estas campanhas fazem parte de uma estratégia mais ampla de expansão no mercado de hidrocarbonetos.
Além das perfurações, a Namcor irá proceder à aquisição de dados sísmicos e actividades de avaliação nas bacias da Orange, Walvis, Namibe e Lüderitz. “Estas iniciativas visam reforçar o conhecimento sobre os recursos da Namíbia”, avançou a responsável pela Exploração Upstream da Namcor.
Sibeya também revelou planos da ExxonMobil, outra gigante do sector energético, para perfurar poços adicionais no bloco 1711, localizado na bacia do Namibe. O objectivo é avaliar a qualidade do reservatório da recente descoberta de gás na área.
As perfurações da ExxonMobil representam uma etapa importante para a Namíbia, que pretende consolidar-se como um destino atractivo para investimentos no sector do petróleo e gás. Com o apoio de empresas internacionais, o país avança no seu potencial de produção energética.
Fonte: Energy Capital & Power