A produção industrial da África do Sul registou uma queda de 0,8% em Setembro, comparando igual período do ano anterior, marcando o segundo mês consecutivo de retracção. Os dados divulgados pela Stats SA (agência nacional de estatísticas) indicam que, na comparação mensal, a produção se manteve estável, sem variações significativas entre Agosto e Setembro de 2024.
Segundo Nicolai Claassen, director de Estatísticas Industriais da Stats SA, a principal responsável pela queda foi a divisão automóvel, que sofreu uma diminuição de 18,7% no comparativo anual. “Esta divisão foi o maior contribuidor negativo, diminuindo 18,7% em termos anuais e subtraindo 1,7 pontos percentuais do crescimento global da indústria transformadora”, explicou.
Além do sector automobilístico, outros segmentos apresentaram também um fraco desempenho. Têxteis e vestuário, madeira, papel e edição e produtos brilhantes e não metálicos tiveram resultados abaixo das expectativas. No entanto, houve algumas áreas que registaram alguma estabilidade, como os produtos de vedação e maquinaria, que mantiveram um crescimento moderado.
Embora a produção tenha apresentado uma retracção anual, o trimestre de Julho a Setembro de 2024 teve um leve alívio. A produção ajustada sazonalmente cresceu 0,2% em relação ao trimestre anterior, sugerindo uma possível recuperação em algumas áreas industriais.
Apesar da leve recuperação no terceiro trimestre, o cenário geral é ainda de desaceleração. A continuidade da queda na produção industrial levanta preocupações sobre o desempenho da economia sul-africana, especialmente num momento de incerteza global e de desafios internos.
De acordo com os analistas, os próximos meses serão decisivos para avaliar se a estabilização observada no trimestre pode traduzir-se numa recuperação mais sólida da indústria sul-africana.
Fonte: SABC News