Na complexa indústria da engenharia e construção, os riscos são inevitáveis e podem ameaçar o sucesso de qualquer empreendimento. É aqui que entra o seguro “risco de engenharia” ou seguro de obras, para mitigar incertezas e proteger os projectos.
O seguro risco de engenharia é um acordo que visa cobrir os danos materiais imprevistos que podem ocorrer durante a realização de projectos, sejam eles pequenos empreendimentos ou grandes obras de infra-estrutura.
Esses riscos podem surgir em virtude de variáveis como falhas de construção, acidentes no canteiro e eventos naturais adversos.
Como funciona o seguro risco de engenharia?
A construção civil e todas as actividades num canteiro de obras envolvem vários riscos. Mesmo quando todas as medidas de segurança são tomadas, podem acontecer acidentes que resultem em danos materiais ou pessoais.
O objectivo do seguro risco de engenharia é proteger a empresa e os trabalhadores, de modo que se evite ou reduza os prejuízos em situações assim. Este tipo de seguro pode oferecer cobertura para indemnização, caso ocorra algum dano durante a execução de uma obra.
Funciona como um amortecedor financeiro contra perdas inesperadas. Quando alguém adquire este seguro, está a transferir parte do risco para a seguradora.
Assim, caso ocorra um incidente coberto pelo contrato, os custos associados às reparações e reconstruções podem ser arcados pela seguradora. Tal não apenas protege o seu orçamento, como também evita a interrupção do projecto e possíveis litígios.
Fonte: Mutuus