O Access Bank, um dos principais bancos comerciais em África, lançou a iniciativa “Power of 100 Africa”, destinada a mulheres que impulsionam mudanças em diversos sectores como negócios, saúde, tecnologia, educação e muito mais, no continente africano.
Segundo um comunicado da instituição, este lançamento é inspirado no sucesso da edição de 2015, que reconheceu influentes mulheres nigerianas, e agora expande-se para outros países, incluindo Moçambique, Angola, África do Sul, Nigéria, Botsuana e Tanzânia.
A vice-presidente executiva do Access Bank, Chizoma Okoli, afirmou que a decisão de expandir a iniciativa para além da Nigéria reflecte o compromisso do banco em celebrar as mulheres africanas que fazem a diferença. “A edição do ‘Power of 100’ deste ano vai além da Nigéria, homenageando mulheres que têm um impacto significativo em todo o continente africano. O ‘Power of 100 Africa’ é mais do que uma celebração, é um apelo à acção”.
As candidaturas estão abertas ao público, que é convidado a indicar estas mulheres consideradas como agentes de mudança e heroínas anónimas. As participantes terão acesso a eventos exclusivos, oportunidades de networking e recursos no âmbito da “W Community” do Access Bank. Também participarão em programas de mentoria, como formadoras, mas também como formandas, no sentido de desenvolver ainda mais competências de liderança e envolvimento comunitário.
Para o administrador delegado do Access Bank Moçambique, Marco Abalroado, esta iniciativa é uma extensão natural do compromisso da instituição no País. “O ‘Power of 100 Africa’ demonstra o nosso empenho em promover a igualdade de género e apoiar a liderança feminina, enquanto reforçamos o crescimento económico e o desenvolvimento da sociedade em todo o continente africano. Moçambique está orgulhoso de participar neste projecto que valoriza e inspira mulheres que estão a fazer a diferença”.
O projecto, que abrange 16 países africanos onde o Access Bank está presente, terá um painel de júri diversificado, composto por especialistas de todos os sectores e figuras de renome, que avaliarão as candidaturas com transparência e imparcialidade.
As candidaturas podem ser submetidas através do link: powerof100.thewcommunity.com.