As startups africanas em fase de arranque foram convidadas a candidatar-se ao programa New Venture Competition, organizado pelo Africa Business Club da Harvard Business School. Esta competição oferece um prémio substancial de até 55 mil dólares (cerca de 3,4 milhões de meticais), proporcionando um impulso significativo aos empreendedores que procuram enfrentar desafios prementes em todo o continente com soluções inovadoras.
A New Venture Competition é uma componente essencial da Africa Business Conference anual, que se realizará em Fevereiro de 2025, em Boston. O evento é organizado pelo Africa Business Club, uma organização administrada por estudantes da Harvard Business School. Constitui uma plataforma importante para mostrar os êxitos dos empreendedores africanos e promover um diálogo significativo sobre o cenário empresarial do continente.
De acordo com o portal Innovation Village, todos os anos, a conferência atrai investidores globais, especialistas da indústria e inovadores que estão ansiosos por explorar o crescente ecossistema empresarial de África. Este ano, dez startups promissoras serão seleccionadas como finalistas para participar no evento. Estes finalistas terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio a um painel de jurados experientes, incluindo investidores, empresários de sucesso e veteranos da indústria.
Os finalistas seleccionados não só têm a oportunidade de ganhar até 55 mil dólares em prémios em dinheiro, mas também de obter um feedback inestimável de um painel global com conhecimentos especializados diversificados. O concurso dá a estas empresas em fase de arranque a oportunidade de aperfeiçoarem as suas estratégias e de se exporem a um público global.
Nos últimos anos, África tem assistido a um aumento exponencial da actividade das startups, em particular nos sectores das fintech, do comércio electrónico, dos cuidados de saúde e das energias renováveis. Este crescimento alinha-se com um aumento do interesse do capital de risco, uma vez que os investidores vêem cada vez mais os mercados africanos como maduros para a inovação e soluções de elevado impacto.
A New Venture Competition visa apoiar este crescimento, apresentando o talento empreendedor de África e encorajando o investimento em soluções transformadoras em todo o continente.
As startups africanas com soluções inovadoras e objectivos ambiciosos são incentivadas a candidatar-se, capitalizando esta oportunidade única de se ligarem a uma rede global, obterem conhecimentos de especialistas e competirem por prémios que podem ter um impacto significativo no seu crescimento e escalabilidade.
As startups interessadas podem candidatar-se aqui até 12 de Novembro.