O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Moçambique está a aceitar propostas para a instalação de 17 sistemas solares em unidades de saúde selecionadas em todo o país. O prazo para submissão de candidaturas é 13 de dezembro.
O PNUD abriu um concurso para a implementação de instalações de energia solar fotovoltaica em 17 unidades de saúde em Moçambique.
Os 17 locais estão divididos em três lotes situados nas regiões Norte, Centro e Sul do País.
Os detalhes do concurso indicam que o projecto irá melhorar o fornecimento de energia para as unidades de saúde, que atualmente são alimentadas pela rede nacional. Especifica ainda que as instalações solares deverão ser soluções híbridas chave na mão de energia solar fotovoltaica.
Os interessados devem confirmar a participação numa visita prévia ao local antes de 21 de Novembro. O prazo para a apresentação de candidaturas é 13 de Dezembro.
Moçambique tinha, até final de 2023, uma capacidade instalada de 83 MW de energia solar, segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).
O Plano Director de Infra-estruturas de Energia do país estabelece uma meta de 50% da geração de energia proveniente de fontes renováveis até 2043.