A cidade de Maputo projecta produzir cerca de 199 mil toneladas de produtos diversos durante a campanha agrícola 2024-25, cujo lançamento ocorreu na sexta-feira (8), reportou a Agência de Informação de Moçambique, esta segunda-feira, 11 de Novembro.
Segundo informou, o Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo congratula-se com o facto de a quantidade projectada representar um crescimento de cerca de 6% em relação à colheita anterior.
A capital moçambicana regista também com agrado o facto de ter alcançado a auto-suficiência na produção de vegetais. Relativamente à produção de carne de frango, prevê-se um crescimento de 7%.
De acordo com o secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, a previsão climática indica que a campanha 2024-25 deverá decorrer num regime de chuvas, facto que contribui para satisfazer as necessidades hídricas nos campos de produção.
O governo da cidade de Maputo está optimista quanto ao crescimento da produção e prevê um aumento de 2,5% em relação à colheita agrícola de 2023-24. As 199 mil toneladas previstas sairão de uma área de 8632 hectares.
Vicente Joaquim explicou que, relativamente à pecuária, as previsões apontam para 11,1 mil toneladas de carnes diversas, sendo 8,5 mil toneladas de frango. Sobre a carne bovina espera-se uma produção de 2,2 mil toneladas; da caprina, 127,2 toneladas; da suína, 50,3 toneladas; do peru, 11,8 toneladas; do pato, 48,3 toneladas; e do coelho, 24,6 toneladas.
O responsável sublinhou que a cidade espera produzir 324 mil dúzias de ovos. Quanto às carnes, o incremento que se prevê ronda os 2,5% devido à condição da chuva e ao investimento em meios que permitam aos técnicos extensionistas assistir os produtores.
Maputo conta actualmente com 42 técnicos de extensão que vão dar assistência a cerca de 14 500 mil produtores.
Entretanto, o secretário de Estado na Cidade de Maputo exortou os jovens para não se deixarem levar ou manipular por mensagens de ódio, que apenas criam a divisão na construção da cidade e do País no geral.