A Suzuki apresentou o eVitara, o primeiro modelo 100% eléctrico da marca, produzido na fábrica de Gujarat, na Índia. O novo SUV será acompanhado por um modelo semelhante da Toyota, derivado do conceito Urban SUV apresentado em 2023.
Embora partilhe o nome com o famoso Vitara, o eVitara representa uma nova fase para a Suzuki, utilizando a plataforma Heartect-e EV, focada exclusivamente em veículos eléctricos.
Visualmente, é possível ver a mesma forma quadrada, uma grelha afilada e janelas elevadas. Este modelo “e” tem 4275 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1636 mm de altura, ou seja, 100 mm mais comprido que o actual Vitara. Tem também uma distância entre eixos de 2700 mm, o que equivale a mais 200 mm do que o SUV térmico.
De acordo com o site Auto Drive, na Europa, o eVitara terá cinco lugares e a sua versão base tem tracção dianteira, 144 cv/106 kW e uma bateria de 49 kWh. Há também uma versão intermédia com 174 cv/128 kW, com uma bateria de 61 kWh. Ambas têm 190 Nm de binário máximo. A versão de topo deste SUV é uma variante 4×4, que acrescenta um motor traseiro de 65 cv/48 kW, oferecendo um total de 184 cv/135 kW e 300 Nm. Esta opção pesa 1899 kg, mais 197 kg do que a versão de base. A autonomia máxima do eVitara é de até 400 km e com uma carga de até 150 kW.
No interior, o painel de instrumentos digital e o ecrã central estão integrados numa superfície vidrada, assim como os revestimentos de aspecto robusto, típicos de um modelo “adventure”. Destaque ainda para o sistema Allgrip-e, que inclui um modo de condução Trail que utiliza o travão para replicar as funções de um diferencial. O preço rondará os 42 mil euros (2,8 milhões de meticias) em alguns mercados.