Uma equipa de investigadores da Universidade de Chiba, no Japão, conseguiu preparar um material com brilho metálico que muda de cor – de prata para ouro – sob radiação ultravioleta (UV).
De acordo com o portal EurekAlert, os cientistas criaram o material utilizando diacetileno (DA) combinado com estilbenos (substâncias químicas conhecidas pela sua capacidade de absorver a luz). O material, denominado DS-DAn, é constituído por cristais de plaquetas com uma estrutura empilhada, em que “n” representa o número de carbono do ligante e varia de um a seis.
Após vários testes, os cientistas observaram que a estrutura empilhada dos cristais de plaquetas que compõem o DS-DA1, o derivado com a cadeia de carbono ligante mais curta, tinha um aspecto prateado. De uma forma que até surpreendeu os investigadores, o brilho transformou-se em ouro após a irradiação UV, um comportamento totalmente desencadeado por estímulos externos.
A equipa sugere que a culpa é da estrutura cristalina única do DS-DA1 com dois estados montados coexistentes, o que revela que a polimerização topoquímica parcial (um método de polimerização realizado por monómeros alinhados no estado cristalino) do DA dentro da estrutura mudou a sua tonalidade de prata para ouro.
Essencialmente, o material de prata desenvolvido neste estudo pode expressar um brilho dourado em áreas específicas usando apenas irradiação de luz, e pode ser útil em várias aplicações, tais como objectos decorativos, tintas de impressão e cosméticos.
O artigo científico foi recentemente publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces.