Segundo o boletim estatístico de Agosto de 2024, consultado esta quinta-feira (7) pelo Diário Económico, o Banco de Moçambique (BdM) registou um aumento de 12% nas exportações, que atingiram o valor de 31,8 mil milhões de meticais (500 milhões de dólares).
Este crescimento contribuiu para uma ligeira redução do défice na balança de pagamentos do País, num contexto de recuperação económica moderada.
O documento indica que o desempenho positivo nas exportações resultou, em grande parte, de uma procura internacional estável por produtos de base, especialmente no sector mineiro e agrícola.
Com este impulso, o País conseguiu reduzir o défice comercial que ainda persiste devido ao alto volume de importações de bens essenciais e combustíveis.
Ainda de acordo com o boletim, a balança de pagamentos, que reflecte todas as transacções entre Moçambique e o exterior, continua a apresentar desafios devido à dependência de importações.
No entanto, o crescimento das exportações e o aumento das reservas internacionais reforçam a estabilidade económica e a capacidade do BdM para lidar com possíveis pressões cambiais.
Texto: Felisberto Ruco