As empresas utilizam diversas estratégias para mostrar aos clientes que o seu produto é superior ao da concorrência, visando destacar-se entre os similares. Este conceito, também chamado de valor percebido pelo cliente, é fundamental para que as organizações o levem em consideração ao comercializar os seus produtos.
As pessoas compram com base no valor que acreditam que um item possui. Isso faz com que desejem adquirir um produto que atenda às suas necessidades e desejos. Mesmo que os fabricantes considerem um artigo excelente, não será vendido se os clientes não o encararem como suficientemente valioso.
Importância do valor percebido
O valor percebido é crucial no marketing. As pessoas que acreditam que um produto vale a pena estão dispostas a pagar mais. Provavelmente, não comprarão ou só pagarão um preço baixo se acharem que o item não tem valor.
As pessoas compram produtos com base no valor percebido, que deve ser, no mínimo, equivalente ao que o cliente gasta e ao esforço que faz para obtê-lo. Se o valor percebido for inferior, eles buscarão produtos mais satisfatórios noutro lugar.
A satisfação do cliente não depende apenas do preço, das características e do desempenho de um produto. Também envolve outros aspectos do mix de marketing (conjunto de elementos que compõem um plano de marketing eficiente), como branding, promoção e disponibilidade do produto.
Manter os clientes satisfeitos requer uma boa gestão do relacionamento, que ajuda a criar uma conexão emocional entre o consumidor e a empresa, assim como com os seus produtos.
Fonte: Question Pro