Com os serviços financeiros cada vez mais fragmentados em diferentes plataformas, fica evidente a utilidade de ter à mão uma solução integrada. Uma nova aplicação acaba de entrar em Moçambique com este propósito e pode até ajudar a promover a inclusão financeira.
Fundada na Nigéria, a Flutterwave é aquilo a que se chama na área de tecnologia como ‘Payment Service Provider’ (PSP), um Provedor de Serviços de Pagamento presente em mais de 30 países e que agora chega a Moçambique. Traz consigo a promessa de ajudar os utilizadores a acederem às contas bancárias com maior facilidade, gerirem as carteiras móveis e fazerem transferências e pagamentos, tudo a partir de um único interface. Este PSP oferece, igualmente, uma plataforma financeira que permite às empresas expandirem as suas operações em África e noutros mercados emergentes, através de transacções locais e transfronteiriças.
“Nós facilitamos pagamentos para comerciantes e clientes por meio de uma solução denominada Flutterwave for Business, que permite que os comerciantes recebam pagamentos dos seus clientes através de diversas transacções comerciais aceitáveis e disponíveis em todo o País. Reconhecemos que, tanto em Moçambique, como em África, os meios de pagamento estão altamente fragmentados. Geralmente, as pessoas precisam de utilizar vários dispositivos — seja para receber pagamentos de uma empresa, seja para transacções com carteiras móveis ou cartões. A nossa proposta é oferecer uma única plataforma que permite ao cliente agregar todos os métodos de transacção, optimizando os custos e proporcionando uma visão global das operações”, explicou à E&M Hermínio Manjate, director nacional de expansão e parcerias da Flutterwave.
Facilitar a inclusão financeira
Para além de simplificar a vida financeira dos consumidores, a plataforma é capaz de promover a inclusão financeira, já que pode ser acessível em zonas remotas ou sem acesso a serviços bancários tradicionais, ou até com dificuldades de acesso à internet. “O nível de penetração e uso da internet em Moçambique é ainda bastante limitado. Há um trabalho de base que tem de ser realizado para garantir a oferta de pacotes de internet atractivos e acessíveis, especialmente para pessoas de baixo rendimento. Vemos essa dificuldade como uma oportunidade para expandir os nossos serviços. Por isso, temos a nossa aplicação acessível via web-site e também disponível na App Store (para iPhones), Play Store (para Android), entre outros”, detalhou Hermínio Manjate.
A experiência conquistada no mercado nigeriano incluiu terminais de pagamento (POS) nos mercados. Foi ali que ficou evidente que, “mesmo em regiões onde a Internet não é amplamente utilizada, os clientes podem efectuar pagamentos para comerciantes ou empreendedores que possuem os nossos POS, utilizando dispositivos móveis baseados em USSD”, menus de interacção, através de números, que podem ser usados até pelos telefones básicos.
Variedade de serviços
Numa primeira fase, os utilizadores em Moçambique, poderão beneficiar da aplicação Flutterwave For Business como o produto inicial. Esta funcionalidade também actua na área de remessas, permitindo receber fundos do exterior, através da ‘Send App’, que possibilita à diáspora fazer transferências para os familiares ou amigos em África e vice-versa.
“O nosso portefólio de produtos não se limita a estes serviços. A disponibilização de novos produtos está alinhada com a procura do mercado. Estamos continuamente a trabalhar para oferecer soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes. No entanto, é fundamental considerar os requisitos regulatórios de cada produto, para garantir que operamos dentro da legalidade”, esclareceu o director nacional de expansão e parcerias da Flutterwave.
Apesar de já ter recebido a aprovação do Banco de Moçambique para operar no País, a Flutterwave ainda se encontra numa fase de criação de parcerias com os serviços de carteiras móveis, assim como com a SIMO rede. Contudo, a empresa pretende replicar, de forma autêntica, o sucesso que teve nos outros mercados.
BI
Empresa: Flutterwave
App: Flutterwave For Business
Fundação: 2016
Utilizadores: 1,5 milhão
Texto: Ana Mangana • Fotografia: D.R.