Para aqueles que acreditam na justiça destas medidas e no enriquecimento das empresas ao incluírem talentos oriundos de lugares e culturas distintas, este não é apenas um termo usado pelos Recursos Humanos.
Uma política de inclusão oferece uma oportunidade a todos para contribuírem, libertando as decisões empresariais de ideias feitas sobre a forma de agir e pensar.
Embora a cultura de uma empresa seja estabelecida pelos seus líderes, os funcionários também podem fazer a sua parte. Quanto maior a diversidade na equipa, mais hipóteses a instituição tem de conseguir atingir soluções inovadoras.
Formas de tornar uma equipa mais inclusiva
Uma das formas de tornar as equipas mais diversas passa por colocar os membros de diferentes equipas em contacto, mesmo que por breves momentos. É provável que as opiniões de colegas de outras áreas sejam úteis e criar estas conexões aumenta potencialmente a criatividade.
Transformar o ambiente
Incentive os colaboradores a mudar de lugar na empresa – a mudança de espaço muda também a perspectiva. Interacções com diferentes pessoas permitem uma visão alternativa sobre os problemas e potencia a inovação.
Alternância na direcção das reuniões
As reuniões nas empresas são muitas vezes de fraca utilidade, com as mesmas pessoas a tomarem sempre a palavra e o resto da equipa a sentir-se excluída. Uma das formas de incluir os colaboradores passa por alternar quem dinamiza a reunião. Não só estarão a enviar a mensagem de que todos importam na empresa, como serve de incentivo à discussão, para encontros mais dinâmicos.
Relações profissionais mais produtivas
É importante conhecer todas as pessoas da empresa, o que passa por conversar sobre temas para além do trabalho e encontrar pontos de contacto. Tal irá contribuir para uma melhoraria das relações de trabalho.
A inclusão dentro das empresas é algo para a qual todos devem contribuir, em especial os Recursos Humanos. Um software de Recursos Humanos permite um acompanhamento da equipa ao pormenor, das contratações, desempenho, despesas, férias e ausências. Conhecer bem a equipa permite dar os passos necessários para tornar a equipa mais inclusiva e, desta forma, aumentar a capacidade de inovação.
Fonte: Sage