O break even point é uma ferramenta de gestão financeira que permite encontrar o ponto de equilíbrio do negócio, ou seja, qual é, exactamente, a quantidade de peças que devem ser vendidas mensalmente para que as despesas sejam pagas.
A partir desse cálculo, uma série de análises podem ser feitas, que vão ajudar a direccionar melhor a empresa, por exemplo:
- Se a quantidade do que é vendido está compatível com os custos;
- Se o valor dos produtos estão adequados ao que é gasto;
- Se os custos estão muito elevados, a ponto de quase não alcançar o break even point num tempo razoável;
- Se existe algum corte nos custos que possa ser feito para alcançar o break even point mais rapidamente.
Qual a importância do break even point para o seu negócio?
A análise do break even point é importante para ter maior gestão e controlo do negócio. Não só contribui para a gestão financeira, como também afecta outras áreas, uma vez que as perguntas feitas acima ajudam, inclusive, a formatar melhor o modelo de negócios.
Não são raros os casos de empreendedores que perceberam que estão a ter prejuízos ou um lucros muito baixos sobre o que estão a vender e precisam de fazer modificações, para que continuem competitivos, mas de forma mais proveitosa.
Para a gestão de finanças, o break even point é imprescindível, pois juntamente a outros indicadores, como o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e o Payback (ferramenta que indica o tempo que leva para recuperar o valor investido num projecto), o gestor consegue ter um panorama de como está a saúde financeira do empreendimento.
Além disso, pode também interferir no marketing, na questão da precificação e, consequentemente, nas vendas.
Como encontrar o break even point no balanço financeiro?
Para encontrar o ponto de equilíbrio, é preciso ter alguns dados em mãos, que devem ser reais, ou seja, sem erros, pois serão colocados na fórmula e qualquer valor adulterado pode gerar inconsistências e, por consequência, o break even point estará errado.
São eles:
- Custos fixos: são os gastos da empresa que não dependem do volume de vendas. Por exemplo: água, energia eléctrica, renda, salários;
- Custos variáveis: são os atrelados ao volume de vendas. Quanto maior forem as vendas, maior serão os custos variáveis. Exemplos: gastos com materiais para produção, embalagem, entrega etc.;
- Preço final de venda do produto.
Fonte: Rockcontent