O Gmail acaba de lançar uma actualização para a sua plataforma Web, trazendo a funcionalidade “Ajude-me a escrever”, baseada na IA Gemini da Google. A nova ferramenta tem como objectivo facilitar a escrita de e-mails, oferecendo sugestões para melhorar a clareza, a formalidade e a ortografia das mensagens.
Com a nova funcionalidade, os utilizadores que estiverem a escrever uma mensagem de correio electrónico verão um botão por baixo do texto que lhes permite rever instantaneamente opções de frases alternativas.
A actualização do Gmail também inclui a opção “Refina o meu rascunho”, anteriormente disponível apenas no telemóvel e agora também acessível na Web. Esta adição visa simplificar a redacção de e-mails, ajudando-o a aperfeiçoar de forma mais eficiente.
Esta funcionalidade é activada para rascunhos com mais de 12 palavras e funciona de forma semelhante à “Ajuda-me a escrever”, permitindo aos utilizadores formalizar ou encurtar o seu texto conforme necessário.
“Estamos entusiasmados por expandir o atalho “Ajuda-me a escrever” para a Web e introduzir o atalho de refining na Web e em dispositivos móveis”, afirmou a empresa.
Actualmente, estas novas ferramentas estão disponíveis exclusivamente para os subscritores pagos do Gmail. A Google refere algumas variações no acesso a estas funcionalidades nas várias plataformas. Na versão Web, basta premir Ctrl + H para activar as opções, enquanto os utilizadores móveis têm de deslizar o ecrã quando o rascunho tem mais de 12 palavras para que a IA forneça sugestões.
Estas funcionalidades melhoradas estão disponíveis como parte do plano Google One AI Premium, com um preço de 21,99 euros (cerca de 1500 meticais) por mês, após um mês de teste gratuito. Os subscritores deste plano têm acesso a 2 TB de armazenamento do Google One, bem como ao Gemini Advanced, que fornece respostas mais abrangentes.
Além disso, os utilizadores que subscreveram o add-on Gemini para o Google Workspace também podem aceder a estas ferramentas de correio electrónico melhoradas.