Ser “querido” no trabalho vai para além de ser simpático ou de fazer favores aos colegas. Essas pessoas adoptam, frequentemente, comportamentos que não só promovem um ambiente de trabalho positivo, como também aumentam a produtividade e a harmonia entre todos. Aqui estão, segundo o site The Inc, cinco coisas que as pessoas mais queridas costumam fazer.
Respeitar os outros
As pessoas de quem se gosta no trabalho respeitam genuinamente os seus colegas, independentemente das suas posições ou opiniões.
Quando os empregados e os chefes são fiéis a si próprios, não só confiam nos seus próprios julgamentos e decisões, como também ganham a confiança dos que os rodeiam. Este respeito mútuo cria um ambiente onde a confiança floresce, o que, por sua vez, aumenta a simpatia e a colaboração dentro da equipa.
Fazem a coisa certa da maneira correcta
As pessoas que são admiradas no trabalho actuam com honestidade e integridade. Elas não hesitam em fazer a coisa certa, mesmo quando é difícil. Esse comportamento não é algo que precisa de ser forçado; é parte de quem elas são. Ao fazerem o que está certo da forma correcta, contribuem para um ambiente de trabalho em que todos sabem que podem contar uns com os outros para agir de forma ética e justa.
Lidam com os problemas de forma eficaz
As pessoas que são respeitadas e apreciadas no local de trabalho enfrentam os problemas de frente. Não procrastinam, evitam conflitos e não ‘varrem os problemas para debaixo do tapete’. Pelo contrário, têm a força e a abertura para lidar com os problemas de forma rápida e directa. Este tipo de atitude aumenta o nível de confiança e simpatia no local de trabalho, porque todos sabem que podem contar com estas pessoas para resolver os desafios de forma eficaz.
Mantêm os seus valores, mesmo sob pressão
Manter a integridade, mesmo sob pressão, é uma característica fundamental das pessoas mais queridas no trabalho. Mantêm-se fiéis aos seus valores e não cedem à pressão para agir contra o que pensam ser correcto. Estas pessoas são admiradas porque assumem o controlo das suas vidas e avançam com confiança, sem permitir que influências externas determinem o seu curso de acção.
Gerem o stress e criam um ambiente de trabalho mais feliz
As pessoas que vivem com honestidade e integridade tendem a gerir melhor o stress, o que contribui para um ambiente de trabalho mais feliz. Imagine trabalhar com colegas e chefes que dizem o que pensam, mantêm as suas palavras e acções em sintonia, comunicam claramente as expectativas e comportam-se diariamente de acordo com esses valores.
Um ambiente assim não só reduz o stress, como também faz do trabalho um lugar onde se quer realmente estar, simplesmente porque se gosta das pessoas com quem se trabalha.
Estes comportamentos são os que tornam algumas pessoas especialmente “queridas” no trabalho. Elas criam um ambiente onde todos se sentem valorizados, respeitados e motivados a dar o seu melhor.
Fonte: Exame