Os automobilistas na África do Sul vão ter um aumento no preço dos combustíveis a partir desta quarta-feira, 6 de Novembro. O preço da gasolina aumentará 25 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo terá um acréscimo de 20 a 21 cêntimos por litro. A parafina, por sua vez, sofrerá um aumento de 28 cêntimos por litro.
De acordo com o porta-voz do Departamento de Recursos Minerais e Petrolíferos, Robert Maake, o aumento nos preços está directamente relacionado com a elevação dos preços internacionais do petróleo durante o período de análise. “Ambos os tipos de gasolina aumentarão 25 cêntimos por litro. O gasóleo aumentará entre 20 e 21 cêntimos por litro.”
A parafina para iluminação, que também será afectada, terá um aumento de 28 cêntimos por litro no preço de venda ao público. Além disso, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) verá um aumento de 36 cêntimos por quilograma, seguindo a tendência dos preços mais altos do propano e do butano no mercado internacional.
“Os preços do GLP estão a aumentar devido aos preços mais elevados do propano e do butano”, explicou o porta-voz, segundo o qual o aumento dos preços do petróleo no mercado global foi a principal razão para este reajuste, que se reflectirá directamente nos preços dos combustíveis no país.
Robert Maake detalhou também que, apesar do aumento em várias categorias de combustíveis, o nível da “ardósia”, que corresponde ao valor fixo do preço do combustível em território nacional, permanecerá inalterado. “O nível da ardósia mantém-se inalterado em cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo”, afirmou.
Este ajuste de preços ocorre num contexto global de aumento nos preços do petróleo, que tem impactado de forma directa os custos dos combustíveis e do gás no mercado sul-africano. Os consumidores terão, por isso, de se preparar para os novos valores, que entrarão em vigor já na quarta-feira.
Fonte: SABC News