Um ano após a apresentação da segunda geração do Kodiaq, a Skoda revelou a versão de topo RS. A principal novidade deste modelo, que será lançada em Abril do próximo ano, é o aumento de potência do motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros para 265 cv e 400 Nm, mais 20 cv do que o seu antecessor, com tracção integral e caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.
O novo modelo atinge os 0-100 km/h em 6,3 segundos (ou 6,4 segundos na versão de sete lugares), com uma velocidade máxima de 231 km/h. O RS vem de série com direcção progressiva, modos de condução (Eco, Comfort, Normal, Sport, Individual, Snow e Off-Road), suspensão DCC Plus que permite ajustar o amortecimento adaptativo em 15 níveis. Há ainda o sistema Dynamic Sound Boost, que aumenta artificialmente o som do motor.
De acordo com o site Auto Drive, esta versão “mais apimentada” da gama também foi renovada esteticamente, com a adição de um pára-choques dianteiro específico com novas entradas de ar, um logótipo RS na grelha, jantes Elias de 20 polegadas e duas ponteiras de escape em aço inoxidável. O toque final é um reflector que percorre toda a largura da secção traseira, unindo os dois faróis. Destacam-se ainda os pormenores em preto nos pára-choques, grelha, capas dos espelhos retrovisores, molduras dos vidros, pilar D e inscrição do nome da marca, bem como as saias laterais na cor da carroçaria.
No interior, existem logótipos RS, bancos desportivos eléctricos com apoios de cabeça integrados, pedais em aço inoxidável e acabamentos em preto brilhante com costuras vermelhas. Os estofos em suedia/couro artificial são também de série nos bancos, painel de instrumentos e forros das portas, que podem ser opcionalmente equipados com uma combinação de couro perfurada/couro artificial.
O modelo vem equipado com um painel de instrumentos digital e um ecrã de infotainment de 10 polegadas, com a opção de um ecrã central de 13 polegadas, além dos faróis Matrix LED com animações, os vidros acústicos e o sistema de som Canton.