A Google está a aprofundar o seu compromisso na transformação digital, com um investimento de 5,8 milhões de dólares em iniciativas de qualificação de Inteligência Artificial (IA) na África Subsaariana.
Este financiamento irá apoiar organizações que trabalham para equipar indivíduos, empresas e comunidades com as competências necessárias para prosperar num mundo movido a IA.
Segundo o portal Innovation Village, o anúncio foi feito por Matt Brittin, presidente da Google Europa, Médio Oriente e África, durante a sua visita à Nigéria e ao Quénia, destacando o foco da empresa em promover uma compreensão mais profunda da IA em toda a sociedade.
“A próxima década deverá ser a década digital da África Subsaariana, com as tecnologias emergentes a acelerarem significativamente o desenvolvimento do continente. A oportunidade é enorme, mas só pode ser concretizada quando todos estiverem incluídos”, afirmou Brittin, numa publicação no blogue da empresa.
Este investimento baseia-se nos esforços existentes da Google para promover a literacia digital e o desenvolvimento de competências em África. Só em 2023, o Grow with Google (um programa que oferece ferramentas para ajudar as pessoas a desenvolverem as suas habilitações, carreiras e negócios) formou mais de 6,5 milhões de pessoas em todo o continente em competências digitais.
Esta nova iniciativa centra-se especificamente na IA, reconhecendo o seu potencial transformador e a necessidade de equipar os africanos com as competências necessárias para aproveitar o seu poder.
O financiamento irá apoiar uma série de programas, incluindo:
- Formação para trabalhadores e estudantes: dotar as pessoas de competências fundamentais em matéria de IA e cibersegurança, para os preparar para o futuro do trabalho;
- Apoio a organizações sem fins lucrativos e ao sector público: fornecer competências básicas de IA para permitir que esses sectores aproveitem a IA para o bem social.
- Literacia em IA para jovens: colaboração com organizações como a Raspberry Pi Foundation (organização sem fins lucrativos que procura estimular o estudo básico da ciência da computação nas escolas) e a Data Scientists Network Foundation (considerada a principal organização de IA e Ciência de Dados da África), para implementar programas de educação em Inteligência Artificial para jovens no Quénia e na Nigéria.
O compromisso da Google com o futuro digital do continente vai para além das competências de IA. De acordo com o Innovation Village, a empresa também anunciou a expansão da sua tecnologia de voz, para incluir mais 15 línguas africanas na Pesquisa Google, no Gboard e no Google Translate. Isto permitirá que mais milhões de africanos interajam com a Web e comuniquem utilizando as suas vozes, promovendo ainda mais a inclusão digital.
“Os investimentos da Google em competências de IA e tecnologia de voz demonstram a sua dedicação em apoiar a transformação digital de África. A gigante tecnológica está a contribuir para um futuro mais inclusivo e próspero para o continente”, realça o Innovation Village.
“A Google está focada em apoiar o continente para que todos possam usufruir dos benefícios da economia digital. Estou entusiasmado por ver como estes compromissos contribuem para isso, permitindo que mais pessoas aprendam competências digitais e naveguem na Web da forma mais natural para elas”, concluiu Brittin.