A tecnologia é já um factor de competitividade entre os bancos, o que ajuda a acelerar a adopção de novas soluções. O responsável pela área de transformação digital do Standard Bank, Elísio Mabasso, fala dos avanços a este nível.
Como estão a conduzir a aposta na criação de serviços financeiros digitais?
Estamos a investir fortemente na transformação digital. Estamos a criar parcerias para desenvolver ecossistemas de pagamentos digitais mais robustos e integração com plataformas de parceiros. O objectivo é melhorar a experiência dos clientes. Ao mesmo tempo, continuamos a assegurar que a transição digital seja inclusiva, investindo em educação financeira e digital.
Há algum olhar especial para as zonas rurais e comunidades com menor cobertura de Internet?
Estamos empenhados no desenvolvimento de soluções ‘self-service’. Por exemplo, a abertura de contas ‘online’ permite fazê-lo de forma totalmente remota. Por outro lado, temos uma plataforma USSD [comandos numéricos que podem ser enviados por telemóveis sem ecrã], denominada Quiq, acessível pelo código *555#, que permite aos nossos clientes acederem às suas contas bancárias através de um telemóvel, mesmo sem ter acesso à Internet.
Como estão a adaptar os vossos serviços digitais para garantir que são seguros e acessíveis?
Realizamos estudos de mercado e de satisfação dos utilizadores dos nossos serviços, cuidadosamente estruturados para garantir a representatividade de toda a nossa base de clientes, abrangendo o território nacional. Os resultados obtidos são fundamentais para a melhoria contínua dos produtos e serviços.
Como vêem o futuro dos serviços financeiros digitais em Moçambique?
Acreditamos que as novas tecnologias, como as carteiras digitais e os pagamentos móveis, não são uma ameaça à banca tradicional, mas uma grande oportunidade. Aumentam a competitividade e impulsionam a inovação, permitindo criar soluções digitais mais inclusivas, eficientes e acessíveis. Através da colaboração e da partilha de boas práticas, podemos acelerar o desenvolvimento de produtos financeiros que atendam melhor às necessidades dos nossos clientes, ampliando o acesso e melhorando a experiência do utilizador.
Texto: Pedro Cativelos • Fotografia: D.R.